Os Jardins do Mel já têm data para implantação e ela coincide com o início da primavera, em 21 de setembro. A primeira das estações que abrigará as abelhas nativas sem ferrão ficará no Parque Barigui. A ideia da Prefeitura é criar um grande programa de polinização e de difusão do conhecimento da importância da correção ambiental, explica o prefeito Rafael Greca.
De acordo com a diretora do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Marcia Arzua, nos últimos dias foram feitas as visitas técnicas aos locais que deverão receber as caixas com as colmeias e as mudas de plantas melíferas, que vão estimular a presença dos insetos.
Entre os locais definidos, além do Barigui, estão o Jardim das Sensações, no Jardim Botânico; e o Bosque Reinhard Maack, no bairro Hauer. Outros locais já confirmados são o Zoológico de Curitiba, no Boqueirão; o Museu de História Natural do Capão da Imbuia; e o Passeio Público, no Centro. A localização das caixas deve favorecer a autonomia de voo das abelhas sem ferrão
São locais que, além de facilitar a implantação do projeto, cumprem o requisito de educação ambiental, conta Márcia. Demais pontos devem ser divulgados em breve.