Por iniciativa do Ministério Público do Paraná (MPPR), o João Cidadão, projeto do Conselho Nacional do Ministério Público voltado a incentivar o exercício da cidadania, especialmente entre os jovens, vai inspirar uma peça teatral. O espetáculo Um jeito simples de entender seus direitos, que terá como base o conteúdo da cartilha do João Cidadão, será encenado pela Companhia dos Palhaços. A estreia ocorrerá no dia 29 de agosto, às 20 horas, no grande auditório do Teatro Guaíra, em Curitiba, com entrada gratuita a toda a população.
Lançado pelo CNMP em 2015, o projeto João Cidadão traz ao debate temas diversos, como o combate à corrupção, o direito à educação e à saúde, a inclusão social, o estado democrático de direito e a liberdade de expressão, entre outros. Como o foco são adolescentes e jovens, a linguagem adotada é leve e divertida, ainda que crítica – a cartilha do projeto, por exemplo, distribuída em escolas, é toda inspirada em quadrinhos (mangá).
Também estão programadas quatro sessões fechadas da peça para estudantes das redes de ensino pública e particular de Curitiba e região. Os estudantes são agentes de transformação da realidade. Por isso, é importante a formação de uma juventude cidadã, comprometida e responsável, que possa contribuir para a construção de uma sociedade verdadeiramente melhor e mais justa, afirma o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia.
Neste contexto, pensamos que o teatro seria um recurso excelente para atingir nosso público, pois é uma forma de arte que soma a questão do entretenimento à reflexão, conta o promotor de Justiça Eduardo Augusto Salomão Cambi, coordenador do trabalho no MPPR.