Estudos recentes apontam que 69,3% dos criminosos que cometeram abuso contra animais tiveram envolvimento com outros crimes violentos. Além disso, 54% das mulheres que procuraram abrigos nos EUA relataram que o companheiro já havia matado ou agredido o animal de companhia.

Em Curitiba, a professora da UFPR Rita de Cassia Garcia, da área de Medicina Veterinária do Coletivo, é autora da tese O Elo. Segundo ela — que participará hoje, das 18h30 às 20h30, de uma mesa-redonda na Casa da Mulher Brasileira —, os maus tratos aos animais podem servir como um indicador de futuros comportamentos criminosos, além de poderem indicar que algo não está em harmonia numa família, servindo como sinal de alerta para outros tipos de violência, como a negligência e abusos físicos e psicológicos contra mulheres, crianças/adolescentes e idosos.

O evento na Casas da Mulher Brasileira integra a VIII edição da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, e é promovido pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.