A União dos Taxistas de Curitiba (UTC) usou as redes sociais nesta segunda-feira (21) para escrever uma resposta à Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), que fiscaliza e regulamenta o transporte em Curitiba. Segundo a entidade de classe, os taxistas estão usando um direito de se manifestar, sob a forma do Taxi Solidário.

A iniciativa dos taxistas é um protesto contra o funcionamento dos veículos Uber e Cabify. A ideia é proporcionar viagens entre pontos específicos atendidos pelas rotas do transporte coletivo por R$ 20 para grupos de quatro passageiros no mínimo. Isso dá R$ 5 por pessoa, valor bem próximo ao da tarifa do ônibus.

Nesta segunda-feira, a Urbs afirmou que está fiscalizando o transporte irregular de passageiros na frota de táxi da cidade. E prometia multar lotações sem autorização prévia, no valor de R$ 108. Segundo a Urbs, em casos mais graves, a penalidade poderia chegar à suspensão da atividade e ao cancelamento da autorização.

 

Veja a íntegra da nota da UTC:

A Prefeitura de Curitiba colocou em seu site uma notícia que traz grande preocupação para a categoria dos taxistas, que está usando do seu direito de manifestação e criou o TÁXI SOLIDÁRIO.

Confira a notícia no link: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/urbs-fiscaliza-transporte-irregular-de-passageiros-no-protesto-dos-taxistas/43143

Vamos explicar nossos motivos baseados no que foi apresentado:

1) Somos totalmente a favor da fiscalização, somos fiscalizados todos os dias pela URBS e entendemos que além de usar do direito de manifestação não estamos infringindo qualquer lei transportando clientes com o taxímetro ligado e cobrando um valor promocional no final da corrida. ONDE FICA O DIREITO DE ESCOLHA TÃO DEFENDIDO PREFEITO? Porque não tem o mesmo ímpeto e foco de fiscalizar o UBER e Cabify que operam ilegalmente a mais de 1 ano em nossa capital e NÃO SÃO FISCALIZADOS?

2) O diálogo permanente com o taxista ocorreu, sim, com uma limitação, e nós taxistas em nenhum momento conversamos com o Secretário de Finanças Vitor Puppi, grande responsável pela criação do decreto.

3) A regulamentação realmente foi criada, porém não foi cumprida em nem 1% por nenhuma das empresas que tem interesse nesse serviço, mas enquanto isso, eles não são irregulares? A cidade realmente tem espaço para todos, desde que a regulamentação seja equilibrada e que todos os tipos de transporte possam coexistir e não que sejam sucateados a favor de um sistema que hoje opera na ilegalidade. Em resumo, fica a pergunta, O UBER PODE ACABAR COM O TRANSPORTE COLETIVO E COM O TÁXI PREFEITO?

4) Aumentar a competitividade dos táxis significa fazer com que a concorrência seja justa e o direito de escolha da população, tão mencionado, seja respeitado com regras claras que tragam igualdade de condições para todos oferecerem o melhor serviço sem prejudicar o espaço do outro.

5) O parcelamento da outorga foi uma obrigação da prefeitura, e mesmo assim o taxista está com sérias dificuldades para manter esses pagamentos em dia, vale lembrar que o táxi perdeu mais de 50% de serviço com a pirataria tomando conta de Curitiba, fato que já começou a acontecer com o transporte coletivo.

6) Campanha no mobiliário urbano? 1 vez a cada 40 anos durante 15/20 dias? Obrigado Prefeito!

Gostaríamos de deixar claro a população que queremos usar nosso direito de manifestação e por isso foi criado o Táxi Solidário, não vamos desistir e abandonar nossa intenção e nosso DIREITO!

Prefeito, entenda que nosso alerta está lançado, a livre concorrência e o direito de escolha nada mais são do que isso que estamos praticando no Táxi Solidário, porque os demais apps que ainda são irregulares na cidade podem fazer esse serviço e o fazem diariamente e não são multados mas agora os taxistas serão perseguidos na tentativa de impedir que a manifestação continue!

Somos o alvo perfeito, cumprimos regras, temos obrigações, vistorias e trabalhamos no prejuízo a muito tempo!

A UTC APOIA O TÁXI SOLIDÁRIO!

VAMOS JUNTOS!!

DIRETORIA UTC