Enchentes, incêndios sem limites, terremotos. E terrorismo.  Depois de atacarem Londres, Paris, e até uma feira natalina na Alemanha, a violência escolheu Barcelona na sua mais conhecida atração turística para se fazer notícia.

É verdade que a cidade que recebe 15 milhões de turistas ao ano, já estava em campanha contra o Turismo, que invade  todos os locais, passa em hordas pelos principais caminhos, perturbando quem nasceu e vive nessas regiões, campeãs no recebimento de visitantes. Imagine quatro mega navios atracados no mesmo dia no porto de Barcelona: são dezesseis mil turistas e mais outros quatro mil funcionários descendo pela Rambla, ocupando o transporte público, invadindo ruas comerciais, restaurantes, bares, museus, igrejas como a Sagrada Familia, o parque assinado  por Gaudí. É assustador só de pensar.

Outras cidades, como  a histórica e bela Istambul, mudam seu perfil político e viram lugares perigosos, onde até os navios de turismo procuram outras rotas menos complicadas. Assim, quando você decidir viajar, escolha seu roteiro e vá logo, antes que o mundo se transforme. Mais uma vez. Nas nossas fotos, as boas lembranças de uma longa estada na capital da Catalunha.

CALADO POR QUATRO ANOS

Velho de 158 anos, deixa de funcionar o carrilhão do Big Bem. Ficará como uma Bela  Adormecida o símbolo de Londres, mudo, até 2021. Para o sono de quatro anos, já iniciado, o público foi  convidado a ouvir as últimas badaladas e os sons famosos no palácio de Westminster, sede do Parlamento britânico.

A cura de juventude do famoso relógio tem preço: vai custar 31,7 milhões de euros e passa por um lifting também a torre que o sustenta. Foram 158 quase ininterruptos de funcionamento do relógio e do carrilhão de quatro sinos menores, responsáveis em marcar os quartos de hora.

Na verdade o relógio continuará a funcionar, com um mecanismo elétrico de substituição e pelo menos um dos quatro lados dele será visível ao público. Mas sem voz. O carrilhão voltará a ser ouvido sempre que houver uma ocasião especial.

Durante os trabalhos de renovação  estará funcionando um elevador como alternativa para os 334 degraus que levam ao topo e as luzes que iluminam o mostrador do relógio serão trocadas por ampolas de baixo consumo.

Batizada em 2012 como Elizabeth, em homenagem à atual soberana Elizabeth II, a torre do relógio é um dos monumentos mais fotografados do Reino Unido. Mas continuará, no mundo inteiro, a ser conhecida como torre do Big Bem, na verdade o nome do sino maior.

Duas teorias tentam explicar o nome Big Bem: a primeira seria referência a Benjamin . Hall, engenheiro que teve seu nome gravado no sino. A segunda considera que o relógio foi batizado em homenagem a Bem Canut, boxeador peso pesado do século XIX.

NÚMEROS

Big Bem pesa 137 toneladas, tem 2,2 metros de altura e um diâmetro de 2,7 metros. Soa as horas na nota mi em nível de 118  decibéis . Só o martelo pesa 200 quilos. O grande sino tem a companhia de quatro sinos menores, que soam todos os quartos de hora com uma melodia em tom mais agudo. Cada mostrador do relógio tem diâmetro de 7 metros e os números romanos um comprimento de 60 centímetros. As agulhas maiores, as dos minutos, são feitas de cobre e medem 4,2 metros, pesando 100 quilos cada uma. As agulhas menores, de bronze, têm 2,7 metros e são bem mais pesadas: 300 quilos.

A torre alcança 96 metros com seus 11 andares, atingindo o ponto máximo na lanterna, depois de 399 degraus. O grande sino foi colocado em outubro de 1858 e a torre foi terminada em 1859.O relógio começou a funcionar em 31 de maio de 1859 e o Big Bem soou o carrilhão em 11 de julho daquele ano.

Mas não será esta a primeira vez que o Big Bem emudeceu. Ele apresentou uma fissura dois meses após ter sido instalado, causada pelo martelo, que teve de ser trocado. Permaneceu mudo durante 4 anos. Também parou em abril de 2013 por causa dos funerais de Margareth  Thatcher, primeira mulher Primeiro Ministro do Reino Unido.

Os sinos pararam também em outubro de 2005 para inspeção e também, durante 7 semanas, para manutenção em 2007. Outras paradas: 1983-85; 9 meses em 1979; 6 meses em 1956 e 2 meses em 1934. Detalhes exóticos também existem, como assegurar que o relógio esteja sempre ajustado, são usadas antigas moedas de 1 penny  ao mecanismo do pêndulo, que fazem avançar 2/4 de segundo ao dia. Tirando a moeda, é possível atrasar o relógio.

Outra curiosidade: uma pessoa perto da torre, escutando as batidas dos sinos em rádio FM, vai ouvir tudo uma fração de segundos mais tarde. E é bom saber que, quando a lanterna no alto da torre está iluminada, indica que o Parlamento está reunido.

No centro antigo, os mais tradicionais restaurantes, como o Caracoles

Balcão de Tapas, uma tradição na hora do encontro com amigos

Xanco, desde 1820 fazendo camisas sob medida, um must nas Ramblas

A atração mais popular de Barcelona, Rambla está sempre lotada, qualquer hora do dia e da noite

Na parte antiga, ruas inteiras são ocupadas por grandes pinturas populares

15 milhões de turistas ao ano – apenas em Barcelona – já causam problemas com os locais e há movimentos no estilo tourist – go home

De mãos dadas, o povo faz roda para dançar a sardana na praça, mantendo viva a idéia de independência da Catalunha

Barceloneta, com praia, restaurantes e bares, hotéis de luxo e cassino, uma das boas heranças
dos jogos olímpicos de 1982

Bonecos gigantes saem em procissão da igreja nas datas especiais e festivas