O Fifa 18, que será lançado em 29 de setembro, é o melhor jogo da série. Quem garante é o brasileiro Matheus Overbeck, 19 anos, especialista no game da EA Sports e que tem um canal do Youtube sobre o jogo. Ele teve acesso à versão Beta do Fifa 18 – feita para testes – e garantiu que houve uma grande evolução em relação ao Fifa 17.

Principal medo da galera pro Fifa 18 é a jogabilidade. Joguei cerca de 40 partidas e posso falar que está sensacional. Jogo cadenciado, passes precisos, inteligência artificial finalmente funcionando, tanto no ataque e na defesa. E o jogo está fluindo liso, declarou Overbeck, que é bicampeão baiano de Fifa.

Outro avanço, segundo ele, é o menu do Fifa Ultimate Team, que tinha sérios problemas de lentidão no Fifa 17. Está lisinho, lisinho, garantiu.

Segundo Overbeck, o Fifa 18 corrigiu uma série de defeitos do 17. O L2+R2 (Pace Control ou No Touching Dribbling). Diminuíram muito a efetividade do Pace Control. Ficou mais lento, logo, mais facil de ser desarmado, explicou. Proteção de Bola. Ponto meio positivo e meio negativo. Ponto positivo: Coutinho dificilmente protege a bola como um Lukaku. Ponto negativo: Lukaku protege a bola como um Lukaku. Jogadores de porte físico maior conseguem segurar o jogo um pouco mais, afirmou.

Para ele, outros pontos foram corrigidos. Driven pass. Quem nunca levou aquele gol vindo do escanteio tocado pro meio da área? No 18, está mais difícil de fazer essa jogada, mas ainda dá pra fazer. No meio-campo e na criação de jogadas ainda está muito exagerado. Contra-ataques são puxados muito rapidamente, comentou. O chute rasteiro era, de longe, o melhor tipo de chute do Fifa 17. Mais complicado de se fazer no 18, mas vez ou outra ainda entra. Muitos gols acontecem assim, mas nos rebotes para o lado. Calma. Os goleiros não estão burros. Rebotes existem na vida real e atacantes com bom posicionamento pegam muitos rebotes, relatou.

Overbeck também listou outras novidades. Você poderá fazer substituições rápidas sem dar pause, o que ajuda muito. Menu rápido e fácil de mexer, disse. Estatísticas dentro do jogo nas cartinhas. Os Stats In-Game agora aparecem na carta. Basta apertar R3(RS) e ir para ‘Detalhes’ e você pode ver todas as stats (finalização, controle de bola, etc), contou. Botão de Bote ‘modificado’. Agora ao apertar Quadrado (X no XB) o Bote carrega uma ‘potência’. Quanto mais apertada, mais forte sai o bote. Ou seja? Você que senta o dedo no Botão vai ter que reaprender a dar botes pq senão vai fazer 18 pênaltis por jogo, revelou.

A lista de novidades não para por aí. O Champions Channel é a melhor adição. A partir do momento que um cara entra no Top 100 da World League (Regional e Mundial) a EA grava alguns jogos dele e disponibiliza completos no Champions Channel (dentro do Ultimate Team). É possível assistir jogos de mitos do UT. Joguei umas 15 partidas de WL e ‘entrei’ no Top 100 quatro vezes. As quatro partidas apareceram lá, disse.

O novo mobo de jogo, o Squad Battles, também foi elogiado pelo gamer. É maravilhoso. Que ideia genial, EA. Renasceram o modo offline. Competição durante toda a semana, contra times muito legais e com recompensas medianas, comentou.

Para terminar, ele listou os jogadores exagerados, ou seja, muito melhores no Fifa 18 do que na vida real. Fekir, Pepe Reina, Koulibaly, Karsdorp, Lukaku e Martial, revelou.