Em audiência pública na Prefeitura nesta quarta-feira (23/8), o prefeito Rafael Greca ouviu moradores e comerciantes da cidade. A reunião visa desatar nós burocráticos em demandas de grande apelo comunitário.

Segundo o prefeito, a audiência pública é uma oportunidade para conversar de perto com a população. Pouco a pouco, vamos solucionando esses casos, para que a cidade possa funcionar, disse Greca.

Participaram da reunião o secretário Municipal do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Marcelo Ferraz César, a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi, e o superintendente da Guarda Municipal, inspetor Nelson de Lima Ribeiro.

Parque Barigui

O prefeito conversou com representantes da sociedade civil que tinham reivindicações relacionadas a parques e praças. Entre eles, a integrante da Associação dos Moradores do Parque Barigui, Maria Carolina Moro. Ela foi à audiência para pedir mais segurança no parque. Outra demanda é a revitalização da Casa Amarela do Parque Barigui, contou. É um local histórico e nós queríamos torná-lo ainda mais democrático.

O prefeito discutiu alternativas com os secretários municipais para resolver a questão. Vamos ter um novo reforço da Guarda Municipal, em breve, no parque, disse Greca.

Bênção dos animais

Ainda sobre o Parque Barigui, Greca conversou com o frei Alvadi Pedro Marmentini. Ele pretende fazer uma bênção de animais no local, no dia 1º de outubro. Queríamos pensar numa ação conjunta com a Secretaria do Meio Ambiente, disse o frei.  

Greca sugeriu adicionar ao evento ações já desenvolvidas pela secretaria, como a feira de adoção de cães e gatos e o castramóvel, além da distribuição de mudas de plantas nativas. Vamos despertar o amor pela natureza, afirmou Greca.

Jardinete

A aposentada Maria de Fátima Andrade sugeriu algumas medidas para revitalização do Jardinete Ruy Neves Ribas, entre as ruas Jerônimo Durski e Saldanha Marinho. O prefeito pediu para que sejam estudadas as propostas e sugeriu algumas medidas para contribuir com a renovação do espaço.

Pirata

O economista e arqueólogo amador Marcos Juliano Ofenbock entregou ao prefeito sua obra, o livro infantil sobre o Pirata Zulmiro. Conta a lenda que o pirata teria morado em Curitiba no século 19. Ofenbock relatou ao prefeito que faz constantes pesquisas sobre o personagem. O livro é uma forma de trazer essa fascinante história para as crianças e jovens, disse.