A quarta temporada do reality de gastronomia da Band chegou ao fim nesta terça (22). Michele Crispim levou para casa o título de MasterChef 2017, além da bolsa de estudos na Le Cordon Bleu, em Paris, e o prêmio de R$ 200 mil. A final entre duas mulheres foi a segunda na história do programa. A consagração da ganhadora foi um sucesso que também pode ser medido em números. O programa teve 20 mil inscritos, dos quais 21 foram selecionados. Foram 26 episódios de 115 minutos, ou 45 horas do reality. Michele ganhou 50 mil seguidores em seu Instagram em 12 horas. No estúdio estavam 900 espectadores, dos quais 200 convidados especiais e 250 influenciadores digitais, que postavam incessantemente em suas redes sociais. Enquanto isso, a internet quebrou. No Twitter, a hashtag #MasterChefBR foi mencionada quase 1 milhão de vezes e ficou em 1º lugar nos trend topics por sete horas. O programa registrou 5 milhões de tuítes e foi líder do horário com dez pontos no Ibope por 51 minutos (cada ponto equivale a 199,3 mil espectadores).


Discos

Após ‘sumiço’, Taylor Swift divulga capa e título de seu novo álbum

Depois de apagar os conteúdos de suas redes sociais e de postar vídeos enigmáticos de cobras, Taylor Swift quebrou o silêncio e divulgou o título e a capa de seu novo álbum. ‘Reputation’ será lançado apenas no dia 10 de novembro, mas a cantora anunciou um novo single para a noite de hoje. Os fãs especulam que o nome do álbum e os vídeos de cobra tenham relação com a fama de Taylor Swift no mundo do showbiz — no ano passado, ela foi chamada de cobra pela socialite Kim Kardashian, que divulgou um áudio desmentindo a cantora.


Música

Ariana Grande cancela show no Vietnã

A cantora norte-americana Ariana Grande iria se apresentar ontem na cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã, mas o show foi cancelado devido a problemas de saúde da cantora. A notícia foi dada pela própria artista em seu Stories do Instagram. Eu vim até o Vietnã, estava muito animada para o show, mas meu médico não me permitiu fazer a apresentação hoje à noite. Eu sinto muito, muito. Não há nada que eu odeie mais do que fazer isso, mas prometo que vou compensar para vocês no futuro. Eu amo vocês e obrigada por entenderem, escreveu a cantora, que não deu mais detalhes sobre qual é o seu problema de saúde. O próximo show está marcado para sábado, dia 26, em Pequim, China. Não se sabe, porém, se Ariana Grande fará a apresentação.


Teatro

Vencedores do Troféu Gralha Azul: ‘Salomé’ leva sete prêmios

Os nomes dos 18 vencedores da 37º edição do Troféu Gralha Azul 2016/2017 foram anunciados na noite desta terça-feira (22), em solenidade no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão). Nesta edição concorreram 40 inscritos que disputaram 18 categorias. Também foram entregues os prêmios especial e técnico, definidos em assembleia geral extraordinária do Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná. A peça que levou mais prêmios foi Salomé, sete no total: melhor espetáculo, melhor direção, melhor atriz coadjuvante, figurino, iluminação, sonoplastia e cenário.

Estes são os vencedores das 18 categorias desta edição:

Espetáculo: ‘Salomé by Fausto Fawcett’ (Companhia De Teatro Urubu)
Espetáculo Para Crianças: ‘Napo – Um Menino que não Existe’ (Cia Do Abração)
Direção: Carolina Meinerz (‘Salomé by Fausto Fawcett’)
Direção Espetáculo Para Crianças: Letícia Guimarães (‘Napo – Um Menino Que Não Existe’)
Atriz: Nena Inoue (‘Para Não Morrer’)
Ator: Mauro Zanatta (‘Contos De Nanook’)
Atriz / Espetáculo Para Crianças: Marcelina Fialho (‘A Roupa Nova Do Rei’)
Ator / Espetáculo Para Crianças: Edgard Assumpção (‘Napo – Um Menino Que Não Existe’)
Atriz Coadjuvante: Michelle Pucci (‘Salomé By Fausto Fawcett’)
Ator Coadjuvante: Sávio Malheiros (‘Terrível Incrível Aventura – Um Musical Fabulesco Marítimo!’)
Ator/Atriz e Criadores: Thiago Juraski (‘Vozes De Abrigo’)
Cenário: Guenia Lemos (‘Salomé By Fausto Fawcett’)
Figurino: Paulo Vinicius (‘Salomé By Fausto Fawcett’)
Iluminação: Beto Bruel (‘Contos De Nanook’) e Victor Sabbag (‘Salomé By Fausto Fawcett’)
Composição Musical: Enzo Veiga (‘Terrível Incrível Aventura – Um Musical Fabulesco Marítimo!’) e Erick Herculano / Clarissa Oliveira / Gide Ferreira (‘Macumba – Uma Gira Sobre O Poder’)
Sonoplastia: Felipe Ayres (‘Salomé By Fausto Fawcett’)
Maquiagem Caracterização: Andrea Tristão (‘Terrível Incrível Aventura – Um Musical Fabulesco Marítimo!’)
Texto Riginal: Edson Bueno (‘Organismo Kaffka’)
Troféu Gralha Azul 2016/17 Prêmio Especial: João Luiz Fiani
Troféu Gralha Azul 2016/17 Técnica Do Ano: Dani Regis


Literatura

Faturamento do livro digital é só 1% do mercado

O mercado do livro digital no Brasil representa 1,09% do faturamento total das editoras, segundo o inédito Censo do Livro Digital, divulgado ontem pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL). O estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mapeia pela primeira vez o mercado de livros digitais no Brasil. O número não leva em conta vendas ao governo. Quando considerado apenas o setor de obras gerais (sem contar livros técnicos, didáticos e religiosos), o digital equivale a 2,38% do faturamento das editoras. Segundo o estudo, o acervo total de e-books no Brasil era de 49.622 títulos produzidos e vendidos até o dia 31 de dezembro de 2016. Foram investigadas 794 editoras no País, e dessas, 294 produzem e comercializam livros digitais (37%). Toda a pesquisa é baseada nos dados que as editoras fornecem à Fipe.


Níver do dia

Paulo Coelho
escritor brasileiro
70 anos