RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – O Flamengo está na final da Copa do Brasil. O time rubro-negro venceu o Botafogo por 1 a 0 nesta quarta-feira (23), no Maracanã, e garantiu a vaga na decisão do torneio. Diego marcou o gol da vitória em belíssima jogada de Berrío. No jogo de ida, no Nilton Santos, os rivais haviam empatado em 0 a 0. O clube da Gávea terá a oportunidade de conquistar o tetracampeonato da competição. Anteriormente, venceu em 1990, 2006 e 2013.

As finais acontecerão dias 7 e 27 de setembro. O jogo começou com o Botafogo tendo uma grande chance de gol logo aos 2 minutos, quando Roger cruzou da direita e Guilherme subiu livre para escorar. O atacante, porém, cabeceou para cima e a bola foi para fora. O atacante Paolo Guerrero, que havia sido desfalque no jogo de ida das semifinais por conta de uma lesão grau 2 na coxa direita, se recuperou e foi escalado pelo técnico Reinaldo Rueda.

A melhor chance dos flamenguistas no primeiro tempo veio justamente com o peruano. Aos 12 minutos da primeira etapa, após uma falha de Luis Ricardo, Guerrero dominou na altura da meia-lua e girou chutando. Gatito fez uma grande defesa no cantinho esquerdo.

O tento da vitória veio aos 25 minutos da segunda etapa. Contratado a peso de ouro este ano, o colombiano Berrío fez valer o investimento e, após uma meia-lua de letra em cima do lateral-esquerdo Vitor Luís, deu assistência para Diego fazer o gol da vitória.

CONFUSÃO

A torcida do Flamengo teve dificuldades para entrar no Maracanã. Como de hábito, boa parte dos torcedores deixou para acessar o estádio em cima da hora do jogo. Houve aglomeração e tentativa de invasão. A Polícia Militar fechou os portões e dispersou o tumulto com spray de pimenta e balas de borracha. Só depois disso a entrada foi normalizada, já com o jogo em andamento. O torcedor Wagner Soares de Miranda ainda foi detidoapós se desentender com uma funcionária do Maracanã e ter sido acusado de injúria racial. O episódio aconteceu no Portão D de acesso ao estádio. Ambos foram conduzidos ao Jecrim (Juizado Especial Criminal) e aguardam os trâmites legais.

No primeiro jogo entre as equipes, um torcedor do Botafogo respondeu por injúria racial a familiares do atacante Vinicius Júnior. Ele foi detido e liberado no dia seguinte. Responde ao processo em liberdade e está impedido de comparecer aos jogos do time alvinegro.

FLAMENGO Thiago; Rodinei, Réver (Rafael Vaz), Juan e Pará; Cuellar, Willian Arão, Diego, Everton e Berrío (Vinícius Júnior); Guerrero. T.: Reinaldo Rueda

BOTAFOGO Gatito Fernandez; Luis Ricardo, Marcelo, Igor Rabello e Vitor Luís; Rodrigo Lindoso (Gilson), Matheus Fernandes (Leandrinho), Bruno Silva e João Paulo; Guilherme (Vinícius Tanque) e Roger. T.: Jair Ventura

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) Juiz: Wilton Pereira Sampaio (GO) Cartões amarelos: Guerrero (FLA); Roger, Bruno Silva, Leandrinho (BOT) Gols: Diego, aos 25 minutos do segundo tempo (FLA)