A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 1º a 3 de setembro, o espetáculo Killer Joe, texto de estreia do dramaturgo americano Tracy Letts na literatura teatral. Escrita em 1991, em homenagem a Holly Wantuch, companheira de Letts, o a peça teve sua estreia mundial em 1993, em Chicago. Desde então, foi encenada em 15 países, incluindo temporadas concorridas em Edimburgo, Nova Iorque e Londres. Recebeu diversos prêmios e foi traduzida para 12 idiomas. A primeira montagem brasileira tem direção de Mário Bortolotto e já esteve em cartaz em São Paulo e no Rio de Janeiro.

No palco, os atores Aline Abovsky, Ana Hartmann, Carcarah, Fernão Lacerda e Gabriel Pinheiro dão vida aos cinco personagens da trama, que se passa num trailer. Chris Smith, 22 anos, é filho de Ansel e irmão de Dottie, e está devendo dinheiro a traficantes de Dallas, cidade onde mora. Com a ajuda do pai e da madrasta, ele elabora um plano mortal para se livrar dos problemas. Para isso, contrata Joe Cooper, o Killer Joe, detetive que é também matador de aluguel para fazer o serviço, iniciando assim uma série de eventos que levam a trama a um desfecho chocante.

Fui super fiel à história escrita por Tracy Letts, que foi encenada no cinema, conta Mário Bortolotto. Assim como no original, a história se passa num trailer, nos Estados Unidos, com uma família americana maluca. Esta será uma oportunidade, a quem viu o filme, de comparar as duas versões, completa o diretor, que teve dois meses de ensaios antes da estreia.

Serviço
Teatro: Killer Joe
CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro), de 1º a 3 de setembro (sexta-feira a domingo)
Horário: sexta-feira e sábado às 20h, domingo às 19h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) – vendas a partir deste sábado (26)
Bilheteria: (41) 2118-5111 – de terça-feira a sábado, das 12h às 20h, domingo, das 16h às 19h
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos