A Universidade Tuiuti do Paraná, com sede em Curitiba, foi condenada a demolir, em até 60 dias, parte de seu estacionamento, construído em uma Área de Preservação permanente (Apa). A determinação judicial atende ação civil pública por dano ambiental proposta pelo Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente da capital, e se refere a um campus instalado no bairro Mossunguê. Foi imposta multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

Na ação, o MPPR relata que em 2007 alertou a instituição de ensino a respeito da ilegalidade da obra, realizada sem o aval do Município, e da necessidade de elaboração de Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) por conta da região de floresta derrubada para a construção do estacionamento. A Promotoria de Justiça conseguiu uma liminar para a paralisação da obra, mas a universidade ignorou a ordem judicial e concluiu a edificação.

Na decisão final, proferida em 14 de agosto, a 8ª Vara Cível de Curitiba destaca que é fácil perceber que a construção pela ré de um estacionamento asfaltado, sem autorização dos órgãos competentes e abrindo braços sobre Área de Preservação Permanente, vem causando sérios problemas ao equilíbrio do meio ambiente, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida. O MPPR foi notificado nesta terça-feira, 29 de agosto, da sentença.

Resposta. 

Procurada pela reportagem, a assessoria da instituição de ensino declarou que irá tomar ciência da condenação para, posteriormente, se pronunciar sobre o caso.