José Marcos Lopes, especial para o Bem Paraná
Eleita pela revista Época e pelo Instituto Doar a melhor instituição para doar na Região Sul do Brasil, o Pequeno Cotolengo Paranaense realiza no próximo domingo seu tradicional churrasco aberto à comunidade. Preparado por voluntários, o churrasco deverá reunir cerca de 5 mil pessoas na sede da entidade, na Rua José Gonçalves Júnior, 140, no bairro Campo Comprido. Haverá uma apresentação da dupla Junior e Thiago e da banda Disco Rock Band, que toca sucessos dos anos 70 e 80.
Segundo o diretor do Pequeno Cotolengo Paranaense, padre Renaldo Amauri Lopes, os churrascos realizados no primeiro domingo de cada mês respondem por 9% da receita da instituição, que acolhe cerca de 200 pessoas com deficiências múltiplas (físicas e intelectuais) abandonadas pela família, que sofreram maus tratos ou viviam em situação de risco. Cerca de 400 voluntários trabalham no dia do evento. O custo é de R$ 62 (churrasco completo para duas ou três pessoas, com carne, risoto, salada e maionese) e as porções também podem ser adquiridas individualmente. O Pequeno Cotolengo pede ainda a doação de 1 kg de alimentos.
Também será possível contribuir com o Bazar da Amizade, que fica nos fundos da instituição. O bazar tem livros, móveis, roupas, CDs, brinquedos, sapatos e outros objetos doados. O estabelecimento abre a partir às 9 horas. O churrasco é realizado sempre no primeiro domingo do mês, desde 1967, dois anos depois da fundação do Pequeno Cotolengo Paranaense.
Voluntariado e doações
Quem quiser atuar como voluntário do Pequeno Cotolengo Paranaense deve entrar em contato com a entidade pelo telefone (41) 3314-1900 e agendar uma entrevista. Há várias áreas para o voluntariado, da confecção de fraldas e artesanatos à lavanderia e à limpeza. Mas especialistas e pessoas com nível superior também são bem aceitos. Depende da aptidão, comenta o padre Renaldo. Hoje, por exemplo, temos um fisioterapeuta que é voluntário.
A instituição oferece, no seu Centro de Reabilitação, 13 especialidades na área da saúde: clínica geral, neurologia, psicologia, psiquiatria , nutrição , farmácia, enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, hidroterapia, equoterapia, fonoaudiologia e odontologia.
De acordo com o padre Renaldo, as doações são essenciais para a manutenção do Pequeno Cotolengo. Hoje a gente vive basicamente com doações, cerca de 80% da nossa arrecadação vem de doações, os outros 20% são repasses de recusos públicos, diz o diretor. A instituição aceita doações de roupas, calçados, alimentos, produtos eletrônicos e móveis. Hoje, temos mais dificuldades com leite, café e bolacha, que usamos na dieta diária dos moradores, afirma o diretor.
Fundado pelo padre Luigi Orione na Itália, o Pequeno Cotolengo chegou a Curitiba em 1965. Atualmente a instituição tem 342 funcionários fixos e a cada mês cerca de 200 voluntários são sua contribuição no local. Todo o atendimento é gratuito para os moradores e a instituição se mantém com o apoio de empresas e da sociedade. A entidade possui cinco lares e sete casas lares, que abrigam os moradores de acordo com suas necessidades.

Instituição está entre as 100 principais ONGs do País
O Pequeno Cotolengo Paranaense foi eleito como a melhor instituição da Região Sul do Brasil para doar. A escolha foi feita pelo Instituto Doar, em parceira com a Revista Época, que elegeram as 100 melhores ONGs do Brasil. A lista foi divulgada no dia 7 de agosto, em um evento em São Paulo.
Para listar as melhores entidades, as organizações foram avaliadas segundo sua causa e estratégia de atuação, sua representação e responsabilidade, a gestão e planejamento, as estratégias de financiamento e também a comunicação e prestação de contas. Para nós é uma grande conquista este prêmio, pois é um reconhecimento público do nosso trabalho, de nossa honestidade e credibilidade perante a sociedade. É a certeza que estamos seguindo os passos do nosso fundador, afirmou o diretor do Pequeno Cotolengo Paranaense, padre Renaldo Amauri Lopes. Este prêmio mostra que é possível fazer muito com o bom uso do dinheiro que nos é doado. É uma excelente prestação de contas a todos nossos benfeitores.
Segundo o último levantamento de Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil, do IBGE e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, existem hoje no Brasil cerca de 300 mil ONGs. O levantamento do Instituto Doar e da revista Época avaliou 1.560 entidades.
O Pequeno Cotolengo Paranaense recebeu ainda os prêmios Selo Portal da Transparência e o Selo ODM (Objetivos do Milênio) concedido duas vezes pela ONU.

Serviço
Pequeno Cotolengo Paranaense
Atuação: atende 200 moradores com deficiências múltiplas que foram abandonadas pela família, sofreram maus tratos ou viviam em situação de risco.
Doações: aceita doações de roupas, calçados, móveis, materiais de limpeza e alimentos, principalmente café, leite e bolachas. Também aceita doações em dinheiro. No site da institução, no endereço pequenocotolengo.org.br, há mais informações sobre doações via Imposto de Renda, Nota Fiscal Solidária, conta de luz, bingo e bazar solidário. Pessoas jurídicas também podem doar.
Voluntariado: Cerca de 200 voluntários atuam a cada mês no Pequeno Cotolengo, nas mais diversas áreas, como confecção de artesnato e fraldas, bazar, limpeza etc. A instituição também tem voluntários em áreas de saúde. Mais informações pelo telefone (41) 3314-1900.