Com o aumento da procura por materiais sustentáveis na área da construção civil, os contêineres têm sido uma opção para construir sem causar danos ao meio ambiente. Disponíveis nas versões seco ou refrigerado, podem ser utilizados para a criação de casas, escritórios, restaurantes, armazenagem de produtos em frigoríficos, supermercados e empresas de eletrônicos ou qualquer outro material. Produzidos com ferro, ele assume novos formatos facilmente, se adequando a inúmeros projetos de arquitetura. É possível desenvolver espaços aconchegantes e modernos com diversos revestimentos, iluminação e outros detalhes como um imóvel de alvenaria, porém, de forma mais rápida e com menos impacto ao meio ambiente, já que reutiliza algo que seria descartado, explica o proprietário da Total Storage Brasil, Pérci Hultmann.
Confira quatro projetos em contêineres totalmente personalizados:

Projeto: arquitetas Denise Leal Ribas e Carolina Leal Ribas.
Marcelo Stammer

Um terreno de 4.200 m² recebeu essa casa contêiner de 308,83 m². Externamente a aplicação dos volumes em madeira quebra a rigidez do metal e o uso da madeira ajuda a proteger certos ambientes da exposição solar em seu interior. A questão de conforto térmico e acústico no interior de uma casa metálica foi resolvida com uso de isopor de alta densidade e drywall como revestimento interno.


Projeto: arquitetas Denise Leal Ribas e Carolina Leal Ribas.
Marcelo Stammer

O projeto foi criado a partir de três contêineres da Total Storage Brasil que foram recortados, acoplados e receberam estrutura metálica para sustentar os vãos livres, revestimento termoacústico, fechamento interno das paredes e forro em drywall.


Madero Container Itapema – Projeto: arquiteta Kethlen Ribas Durski.
Gerson Lima.

O projeto teve como premissa tirar o máximo partido da forma e do conceito industrial do contêiner da Total Storage Brasil, agregando a ele características importantes que já fazem parte dos projetos dos restaurantes Madero.