Tem início no próximo domingo (3), a 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), o maior evento científico voltado à pesquisa em odontologia do Brasil. O encontro terá duração de quatro dias e vai reunir no Expo Dom Pedro, em Campinas (SP), professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação de diversas universidades do país e também do exterior.

Segundo estimativa da SBPqO, são esperadas cerca de 6 mil pessoas, um dos maiores públicos entre as reuniões anuais da entidade. Também estão previstas apresentações em painéis de 3.414 trabalhos e pesquisas científicas produzidos no último ano. Os trabalhos serão avaliados com um aplicativo de smartphone e premiados por um júri.

Durante os quatro dias da reunião, além da eleição das pesquisas, estão previstas ainda cerca de 50 atividades entre simpósios, cursos e palestras que vão abordar diferentes assuntos e áreas da odontologia.

Uma das novidades da reunião deste ano será a abertura do pré-evento, realizado no dia 3, para os profissionais clínicos da área. Nas últimas edições, os simpósios promovidos no dia anterior à abertura oficial da reunião anual eram restritos apenas à comunidade acadêmica. Participarão dos simpósios de domingo profissionais renomados da odontologia autores de diversas publicações referências no meio, como Ronaldo Hirata (New York University), José Carlos Imparato, Israel Chilvarquer e Marco Antonio Hungaro (USP).

“Serão simpósios com forte enfoque clínico, mas sem deixar a base científica de lado. Contaremos com grandes nomes da odontologia nacional e internacional com informações atualizadas do meio científico e aplicabilidade direta no dia a dia clínico”, afirma o presidente da SBPqO, Carlos Eduardo Francci, que também é professor do Departamento de Biomateriais e Biologia Oral da USP (Universidade de São Paulo).

A quantidade de projetos desenvolvidos no Brasil explica o fato de o país ser uma das três nações que mais realizam pesquisas científicas na odontologia junto com Estados Unidos e Japão. Constantemente pesquisadores brasileiros são premiados pela IADR (Association for Dental Research), a organização mundial da qual a Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica faz parte.

“Se observarmos as principais pesquisas publicadas no mundo, é muito frequente termos brasileiros envolvidos nos grupos de pesquisa. A divisão brasileira da IADR (International Association for Dental Research) tem frequentemente ocupado até a terceira posição em número de membros filiados à instituição. O programa de premiação à iniciação científica da SBPqO tem sido utilizado como referência mundial junto ao conselho da IADR”, observa Francci.

Atrações especiais
Outro diferencial deste ano será o espaço disponibilizado pela Dental Cremer, uma das parceiras do evento, com diversas atividades diferenciadas para os visitantes. Entre as ações promovidas no domingo, haverá o Feirão de Fábrica Gnatus e, após os simpósios, apresentação de um show, pizzada e desfile de jalecos. No outros dias do evento,os visitantes terão a acesso a demonstração de produtos, feira comercial com promoções especiais, sorteio de prêmios, happy hour, entre outras atrações.

Os outros patrocinadores e parceiros da 34ª Reunião Anual da SBPqO são Colgate, FGM, Oral-B, Johnsson & Johnsson e Neodente.

Todas informações sobre a programação do evento estão no link http://www.sbpqo.org.br/hotsite2017/index.asp