A presidente Dilma Rousseff volta hoje ao Paraná para entrega de 1.438 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, em Ponta Grossa (Campos Gerais). Acompanhada da ministra da Casa Civil — e provável candidata do PT ao governo do Estado para 2014 —, Gleisi Hoffmann, Dilma também vai entregar máquinas do PAC 2 para 42 municípios do Estado.  

Sem medo
Se as manifestações que estão sendo organizadas pelas redes sociais vingarem, a presidente deve ser alvo de protestos durante a visita. Presidente do PT do Paraná, o deputado estadual Ênio Verri garantiu ontem que o partido não está preocupado com as manifestações. Segundo ele, nas suas visitas ao Paraná quando ainda estava no comando do Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também sempre enfrentou protestos, em geral de alguma categoria de servidores públicos federais.

Presença
O governador Beto Richa (PSDB) também estará hoje em Ponta Grossa, para fazer a entrega das casas ao lado de Dilma. Será o primeiro encontro entre eles desde a reunião convocada pela presidente, em Brasília, em meio à repercussão das manifestações populares que tomaram conta do País no mês passado. Na ocasião, Richa afirmou que só compareceu à reunião chamada por Dilma por insistência dos líderes tucanos, apontando que a intenção da presidente, na verdade, era dividir com os governadores o ônus pela insatisfação popular.

Decoro
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), não gostou das notas publicadas pelo Bem Paraná na edição do último dia 12, revelando que parlamentares ficaram insatisfeitos com declarações dadas por ele, sugerindo que os deputados que se candidataram ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) abrissem mão da disputa para tirar o Legislativo de uma enrascada junto à opinião pública. Em contato telefônico com a editoria de Política do jornal, no domingo à noite, Rossoni usou palavras de baixo calão para se referir às notas e ao editor. A direção do Bem Paraná mantém as informações publicadas e se solidariza com a editoria, lamentando e repudiando a forma deselegante com que o presidente da Assembleia se dirigiu aos profissionais e ao veículo, demonstrando comportamento incompatível com o decoro exigido pelo cargo que ocupa.

Cobranças
O Tribunal de Contas do Estado divulgou ontem balanço segundo o qual, entre 2006 e maio de 2013, o índice de omissões — ou seja, de créditos que deixaram de ser executados por entes e órgãos estaduais e municipais — caiu de 69,1% para 3,79%. Uma redução de 18 vezes que, segundo o TCE, reflete o trabalho de conscientização que o órgão vem fazendo. A partir de janeiro de 2012, o tribunal vinculou a emissão de certidão liberatória à comprovação semestral das cobranças judiciais dos valores. Se o município não estiver em dia com esse quesito, fica impedido de obter a certidão, obrigatória para que as prefeituras recebam recursos por meio de empréstimos, convênios, auxílios e subvenções.

Médicos
O senador Alvaro Dias (PSDB) anunciou que vai apresentar emendas à Medida Provisória, na qual o governo brasileiro determina que os médicos trabalhem dois anos no SUS, depois da formação acadêmica, e regulamenta a contratação de médicos estrangeiros. Alvaro destacou a repercussão negativa da medida no Brasil e no exterior. O Conselho Geral do Colégio de Médicos da Espanha, por exemplo, avisou ao governo brasileiro que existem condições e exigências para que a oferta de trabalho seja considerada, pois os espanhóis não querem ser enganados, diz o tucano. A principal condição, afirma, é a infraestrutura dos hospitais para onde esses médicos serão levados.

Homenagens
A Associação Comercial do Paraná, por meio do Conselho das Câmaras Setoriais, realizará hoje, a partir das 12 horas, almoço em comemoração ao Dia do Comerciante. Na ocasião, serão homenageados o prefeito Gustavo Fruet pelo apoio à campanha Pichação é crime. Denuncie; Carlos da Costa Coelho, proprietário da Coelho Artigos para Homens, pela tradição no comércio curitibano; e Eduardo Balarotti, diretor de marketing e vendas da Balaroti Materiais de Construção, pela contribuição inovadora ao comércio paranaense.

Em alta
A FAB (Força Aérea Brasileira) começou a divulgar ontem, em seu site, as informações relativas aos voos solicitados por autoridades em suas aeronaves. Os registros estão disponíveis para consulta pública na seção Acesso à Informação/Registro de Voos do portal da instituição.

Em Baixa
O Ministério Público do Rio Grande do Sul apresentou ontem o resultado do inquérito civil sobre o incêndio da Boate Kiss, que matou 242 pessoas em Santa Maria (RS). Quatro bombeiros responderão por improbidade administrativa, enquanto o prefeito e os servidores municipais foram isentos.