Atualmente, segundo dados do Inep/MEC, há 17,6 milhões de estudantes no país, englobando nível médio, técnico e superior. Em meio à rotina diária, muitos deles têm de conciliar diversas atividades, a fim de conquistar um bom desempenho não só na vida acadêmica, como pessoal e profissional. Uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) tentou mapear as principais dificuldades destes alunos questionando junto aos ouvidos Qual o maior desafio de quem estuda. O resultado apontou preocupação em processar tantas informações.

Para a grande maioria, ou seja, 50,45%, ou 16.264 votantes, a principal dificuldade é assimilar todo o conteúdo ensinado. Na opinião de 16,45% (5.302), cumprir as tarefas escolares é o mais complexo. De acordo com Rafaela Gonçalves, coordenadora de treinamento do Nube, ainda é comum no Brasil os jovens terem rotina dupla (emprego X aulas). Logo, a dica é ingressar em um estágio. A carga horária é de no máximo 6 horas diárias e 30 horas semanais e é possível colocar em prática todo o aprendizado obtido na instituição de ensino, facilitando muito o entendimento das matérias, indica a especialista.

Como segundo obstáculo consta ter um bom desempenho, apontado por 22,89% (7.378). Para esses, quanto maior sua participação nas atividades, melhor será sua evolução. Se almeja sucesso na carreira é necessário dedicação desde cedo, pois, o mercado está cada vez mais concorrido e só são contratados os mais qualificados, ressalta a coordenadora.

Por fim, para 10,22% (3.294), o mais complicado é conseguir trabalhar em grupo. Esse desafio é intenso porque exige inteligência emocional, comprometimento e respeito ao próximo, competências muito cobradas no mundo corporativo. Nossa sociedade está passando por um momento de adaptação e quebra de paradigmas e isso contribuirá para melhor convivência e união. O fato dessa opção ficar em último lugar, mostra como estamos mais abertos à relação com o próximo, comenta a coordenadora.

Seja qual for a dificuldade, a orientação é de lembrar-se que as empresas contratam quem se dedica à melhoria contínua. Por isso, aproveite as oportunidades para se desenvolver e se destacar profissionalmente, aponta Rafaela. O estudo ocorreu em todo o Brasil, entre 21 de agosto e 1º de setembro e contou a participação de 32.238 pessoas entre 15 e 26 anos.

 


Como organizar o tempo

  • Distribuir melhor o tempo
  • Priorizar as disciplinas difíceis e, por fim, as fáceis. Assim, é possível melhor planejamento durante a semana e mais lacunas para o lazer.
  • Organização
  • É muito importante ler livros e textos solicitados pelo professor, com antecedência, pois, com isso, estará melhor preparado para as discussões em sala.
  • Aproveitar o uso da Internet 
  • Utilizar a web para acessar notícias e informações relevantes. Ver vídeos e palestras e anote tudo.