SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Foi divulgado o trailer de “No Intenso Agora”, novo documentário de João Moreira Salles que teve sua estreia mundial no Festival de Cinema de Berlim.
Como parte do pré-lançamento, o site e a página no Facebook do filme trarão uma série de entrevistas com pessoas que participaram de grandes mobilizações políticas. O trailer está disponível em https://youtu.be/xLpFd1JjhzE.
Convidados como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e Alfredo Sirkis, que viveram as tensões políticas de 1968, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, a economista e ativista Alessandra Orofino, a ativista Rebeca Lerer e a cineasta e documentarista Julia Mariano vão discutir momentos de catarse política.
Escrito e dirigido por Salles, “No Intenso Agora” é um documentário narrado em primeira pessoa que examina imagens de arquivo da década de 1960. O filme nasceu com a descoberta de filmes caseiros feitos pela mãe do cineasta na China em 1966, durante a fase inicial da Revolução Cultural.
A reflexão se estende a imagens de eventos como a revolta estudantil em maio de 1968 na França, o fim da Primavera de Praga, o enterro de estudantes, operários e policiais mortos em 1968 em Paris, Lyon, Praga e Rio de Janeiro e os vídeos feitos por amadores durante a invasão da Tchecoslováquia.