O calor dos últimos dias fez disparar o consumo de sorvete, água e outras bebidas e deixou as piscinas cheias em Curitiba. Com os termômetros batendo nos 30 graus, como ontem à tarde, os comerciantes comemoram o verão antecipado e já planejam contratações. E não há indícios que de que a temperatura vá baixar tão cedo. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as máximas para hoje e amanhã deverão ficar perto dos 29ºC na capital paranaense.
No inverno a gente sofre, mas nos dias quentes a coisa melhora, comemora Francisco José Santos Alves, proprietário da distribuidora de bebidas Estado, no bairro Água Verde. Segundo ele, a venda de galões e garrafas de água dobrou nas últimas duas semanas. Aumentou a venda de tudo, cerveja e refrigerante foi entre 40% e 50%, afirma. Estamos correndo para atender as entregas. Vou ter que pegar mais gente para trabalhar, disse.
Quem também abriu vagas é a tradicional sorveteria do Gaúcho, inaugurada há 63 anos no São Francisco (ao lado do Cemitério Municipal), em Curitiba. Segundo um dos proprietários, Airton Santos, o consumo aumentou pelo menos 50% nas duas últimas semanas. Normalmente no inverno ficamos comendo mosca, brinca. Mas esse fim de inverno está bem generoso com a gente. Apesar da brincadeira, Santos diz que o curitibano gosta de sorvete no frio. O que o curitibano não gosta é quando está frio e chovendo. Mas tem gente que prefere sorvete no inverno.
O veranico também animou a gerente da sorveteria La Basque em Curitiba, Amélia Portela. Já estamos com uma equipe maior, renovando o mobiliário e o salão. Ficamos animados com esse ‘verão’, diz. Segundo ela, o consumo aumentou nos últimos dias, mas Curitiba supreende pela procura de sorvetes mesmo no inverno. As pessoas me perguntavam no Rio como é vender sorvete em Curitiba. Vende muito bem. A capital paranaense é o terceiro maior mercado da La Basque, atrás apenas de São Paulo e Porto Alegre.