Uma ação conjunta desencadeada pela Polícia Civil e Guarda Municipal focou na repressão ao uso explícito e ao tráfico de drogas em frente a estabelecimentos comerciais no Centro de Curitiba, na noite desta quinta-feira (14). Nove pessoas foram detidas: duas por tráfico e as demais por uso de drogas. Com elas, foram encontradas porções de maconha e cocaína, além de pontos de LSD.

A operação foi deflagrada na Avenida Sete de Setembro, após a polícia receber denúncias anônimas e reclamações de moradores das proximidades, com o trabalho velado de policiais do 2º Distrito Policial, tendo apoio ostensivo de equipes da Guarda Municipal, além do Grupo de Operações Especiais (GOE) e do Grupo de Operações com Cães (GOC) da corporação.

Havia reclamações pelos telefones 153 (Guarda Municipal) e 181 (Disque-denúncia da polícia). A gente pede que a população participe e nos repasse informações sobre esses crimes que incomodam a rotina do cidadão, afirmou o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

As diligências policiais preliminares à ação desta quinta-feira confirmaram as informações anônimas referentes ao uso e comercialização de substâncias ilícitas, bem como a não preservação da ordem pública. O setor de inteligência policial identificou que a grande parte dos envolvidos é composta por jovens maiores de 18 anos.

A Polícia Civil vai fomentar em todos os distritos da capital ações como esta, de inteligência, com o intuito de atender diretamente a população, no combate à criminalidade, disse o coordenador da Central de Flagrantes da Polícia Civil, delegado Fábio Machado.

Os dois indivíduos autuados por tráfico de drogas já tinham antecedentes pelo mesmo crime. Eles foram encaminhados à Central de Flagrantes da Polícia Civil. Os demais assinaram termo circunstanciado e foram liberados.