De volta ao Rock in Rio a banda Skank fez as honras do Palco Mundo neste segundo dia de festival. Como de praxe, o quarteto mineiro tem um repertório de hits para não deixar ninguém parado. “O Samuel (Rosa, vocalista) sabe comandar um show desse porte. Abriram muito bem o segundo dia. Todo mundo cantou junto com eles as músicas que são hits nacionais”, disse o fã Ricardo Mendonça, de 29 anos. Desde o ano passado, a banda roda o Brasil na turnê comemorativa aos 20 anos de O Samba Poconé, seu terceiro disco e recorde de vendagens (1,8 milhão), marcado por sucessos que, desde então, nunca podem ficar de fora de seus shows, especialmente Garota Nacional e Uma partida de futebol.

A segunda atração da noite foi o canadense Shawn Mendes. Com apenas 19 anos, o artista pop já possui dois álbuns premiados. Os sucessos Mercy e Treat you Better incendiaram o público do Palco Mundo. Julia Laurinda, de 22 anos, parecia não acreditar. Ele é lindo demais. Não é mais sonho. Não consigo acreditar que estou tão perto do Shawn”, vibrou. Além de tocar pela primeira vez no Brasil, estreando direto no Rock in Rio, Shawn também anunciou sua turnê mundial na Europa e América do Norte.

A cantora americana Fergie fez a alegria do público ao relembrar hits como London Bridge, Fergalicious e Big Girls Don’t Cry. Em uma explosão de energia, a bela fez um dueto com Sérgio Mendes, na deliciosa Mas que nada, de Jorge Ben Jor, em versão bossa nova. Mas o ponto alto do show foi a participação de Pablo Vittar. A drag se juntou à loura e a plateia delirou com as músicas Glamorous e Sua cara. Sabrina Lozine, de 19 anos, citou o carisma de Pabllo Vittar. “A Fergie conquistou meu coração ao convidar a Pabllo para o Palco Mundo. É o reconhecimento para uma pessoa que merece e que é adorada pela gente!, comentou.

Mas as grandes atrações não aconteceram só durante a noite. Quem chegou cedo à Cidade do Rock hoje, antes da abertura dos portões, foi recebido com muita música por Felipe Bregantin e a banda Maloca Chique, no momento Celebrate. Os artistas tocam e interagem com o público dando as boas-vindas ao evento. Teve gente que aproveitou para comemorar o aniversário em família no Rock in Rio e acabou recebendo uma linda homenagem. Giovana Santos (19) pediu ao músico que cantasse parabéns para seu pai, Lucio Santos, que comemora cinquenta anos hoje. O pedido foi prontamente atendido e todos que aguardavam entraram na brincadeira. Foi muito bacana ver todo mundo cantando junto. Meu pai vem me trazer no festival pela segunda vez e não hesitou mesmo sendo o dia do seu aniversário, contou. O momento Celebrare acontece todos os dias, entre 11h e 16h.

No Palco Sunset, Maria do Socorro e Luiz Felipe, casados há 43 anos, dançaram agarradinhos – tango e bolero – durante o show das cantoras Lucy Alves, Emanuelle Araújo, Tiê e Mariana Aydar, que homenageou, o grande João Donato.

Elza Soares, a dona de uma das vozes mais potentes do Brasil, e o rapper paulistano, Rael, estiveram juntos em apresentação inédita. A rainha do samba, que tem mais de seis décadas de carreira, está mais contemporânea do que nunca com o seu recente trabalho A Mulher do Fim do Mundo. Rael, que vem se destacando cada vez mais com o seu conteúdo musical, este ano lançou o álbum Coisas do Meu Imaginário, além de ter o rap em seu DNA o cantor explora o afrobeat e as diversas vertentes da música brasileira. A diva empolgou a todos com o sucesso Maria da Vila Matilde e, ao fim da apresentação, se levantou e foi muito aplaudida. O capixaba Vinicius Vasconcelos, de 25 anos, estudante de Cinema, elogiou o conjunto de atrações do Sunset deste sábado. “A Elza Soares foi sensacional. Que voz e vitalidade! Fiquei emocionado. O Sunset é um palco sempre espetacular no Rock in Rio”, afirmou.

A programação do espaço se encerrou com Miguel e Emicida, que mostraram muito ritmo e parceria. Ao pisar no palco, Emicida pediu sinal de paz. “É a primeira vez do Miguel no Rio. Estamos caminhando juntos nas últimas semanas. Hoje é dia de música de coração, de alma, de preto, e favelado, invadindo o Rock in Rio”, comentou Emicida.

Na Rock Street África, Débora Santos, 17 anos, se encantou com apresentação do Coral dos Refugiados do Congo, no Palco África. Ela e sua mãe, Ângela, são do Mato Grosso. Ângela elogiou muito o grupo de percussão africana e a coreografia de Fabio Batista. O dançarino exibiu um número bem divertido e o figurino era pra lá de colorido, a cara da África.

O Digital Stage ficou pequeno para receber o fenômeno da Internet, Whindersson Nunes, que tem mais de 23 milhões de seguidores em seu canal. O youtuber levantou a plateia com suas paródias de clássicos do rock. É o melhor palco até agora, diz Júlia Torres, de 13 anos, fã de Whindersson e Luisa Sonza, que se apresentou ao lado do noivo. Para a espectadora Priscilla Passos, de 36 anos, o Digital Stage é um espaço interessante, principalmente para quem leva os filhos adolescentes. Trouxe minha filha Mariana, de 10 anos, que adora assistir aos vídeos de Whindersson junto com a avó. Elas acompanham todas as novidades da Internet. É a sensação do momento.

Já a Rock District abriu espaço para emoção e conscientização. Hoje foi celebrado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, e o maior festival do mundo não podia deixar essa data passar em branco. Em parceria com o Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea do INCA), o Rock in Rio promoveu o encontro de Marcus Vinícius Andrade, doador, e Maria Fernanda Pontes, de 10 anos que recebeu o transplante de medula, em janeiro de 2016. A ação foi uma iniciativa da organização Pró Medula para a conscientização da população em se tornar doador. Eu ganhei um grande presente ao conhecer Maria Fernanda, ainda mais nesse festival incrível, ressaltou Marcus Vinícius. O encontro aconteceu logo após a apresentação da banda convidada JAMZ, que agitou o público com seus sucessos.

E teve casamento, é claro! Cristiana Cartolano e Leonardo Veloso namoram há dez anos e estiveram nas três últimas edições do Rock In Rio, o que fortaleceu mais ainda a vontade de se casar no maior festival de música e entretenimento do planeta. A entrada dos noivos foi embalada pelas músicas Happy e All We Need Is Love. A presença e emoção de muitos convidados chamou a atenção do público que passava pela Capela. A celebração da união teve direito a tudo: cerimonialista, juíza de paz, tabelião, padrinhos, madrinhas, familiares, amigos e a noiva descendo na tirolesa com vestido e tudo.

O cantor Zeeba, responsável pelo hit Hear Me Now, em parceria com o DJ Alok, lotou a Oi Game Arena no segundo dia de Game XP. O artista – que retorna ao espaço neste domingo, 17, às 16h – tocou, junto com a banda AlterMauz, o sucesso que coleciona mais de 160 milhões de visualizações no YouTube. O público também teve a oportunidade de conferir novamente um hilariante embate de Game Beasts entre o elenco de Porta dos Fundos, no Totorial. Já a supertela transmitiu classificatórias das competições de Clash Royale; a etapa fluminense do Just Dance Tour Brasil 2017; e do Concurso Cosplay, que teve como vencedora do dia Thays Duarte – representando a personagem Zyra, de League of Legends –, que levou para casa um Playstation 4 e garantiu vaga na final do último dia do Rock in Rio, 24 de setembro.

Amanhã, domingo, 17 de setembro, a Oi Game Arena recebe o gamer brasileiro Furious, especialista na modalidade speed run, que mostra, às 17h15, como zerar o jogo Super Mario World em apenas segundos, feito que o colocou no Guinness, o livro dos recordes. Hoje, a noite continua até as 4h na Eletronica, com apresentações de Grandmaster Flash, The Gaslamp Killer, DJ Marky B2B & DJ Mau Mau, ZZ’s (Zeh Pretim & Zedoroque) e João Brasil.

 

Rock in Rio em Números

Neste sábado, 1200 pessoas foram atendidas nos postos médicos da Cidade do Rock. A grande maioria dos atendimentos por desidratação. Nenhum caso grave foi registrado.
Na área de segurança, foram registradas apenas 10 ocorrências.