Esta é a última semana do inverno, que termina às 17h02 de sexta-feira, quando começa a primavera. As temperaturas devem seguir altas. Segundo previsão do Instituto Simepar, até pelo menos quinta-feira, as temperaturas máximas vão variar entre 27 e 30ºC. Já de acordo com o Climatempo, as temperaturas máximas variam de 25 a 31ºC até o próximo domingo (24).

A chuva leve que era esperada para ontem à tarde não deu as caras na Capital, mas aliviou o calor em algumas cidades do interior do Paraná, no sudoeste, centro-sul, Campos Gerais.

O Simepar não prevê chuva para esta semana, mas o Climatempo vê a chance de pancadas de chuva hoje e amanhã.

O fato é que os curitibanos não vêem uma gota de chuva há mais de 25 anos e têm sofrido com a baixa umidade do ar.

Com o forte calor, as piscinas de clubes na Capital foram uma alternativa para fugir do clima quente. Sandra de Oliveira, 35 anos, correu para o clube Duque de Caxias com os dois filhos pequenos para aliviar o calor. Não me lembro de ter ido à piscina antes de novembro. É a primeira vez, disse ela.

Geadas
Na sexta-feira o Iapar e o Simepar encerraram o Alerta Geada 2017. No balanço dos institutos, o ano teve cinco ondas de frio e apenas dois avisos de Alerta Geada, o primeiro em 9 de junho e o segundo em 17 de julho. Durante as demais ondas de frio, ocorreram apenas geadas em áreas de baixada, sem risco para os cafezais. O Alerta Geada voltará a ser ativado no próximo ano.