SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Brasil perdeu a chance de voltar ao Grupo Mundial da Copa Davis. Com a derrota de Thiago Monteiro por 3 a 0 para o japonês Yuichi Sugita, na madrugada desta segunda (18), o Japão garantiu a vitória na repescagem, assegurou uma vaga na elite da competição e decretou a permanência brasileira no Zonal Americano da competição no ano que vem.

A única partida vencida pelo selecionado brasileiro foi no confronto de duplas, também na madrugada de segunda. Marcelo Melo e Bruno Soares derrotaram os japoneses Yasutaka Uchiyama e Ben McLachlan, e chegaram a diminuir a vantagem do Japão para 2 a 1.

Com a vitória de Yuichi Sugita e o 3 a 1 no placar geral, porém, ficou impossível a virada do Brasil, e o último confronto, entre Go Soeda e Guilherme Clezar, foi cancelado.

O Brasil está fora do Grupo Mundial da Copa Davis desde 2015. Assim como em 2017, no ano passado os brasileiros perderam na repescagem, mas para a Bélgica. OS JOGOS Jogo 1: Yuichi Sugita 3 x 0 Guilherme Clezar Jogo 2: Go Soeda 3 x 2 Thiago Monteiro Jogo 3: Uchiyama/McLachlan 0 x 3 Melo/Soares Jogo 4: Yuichi Sugita 3 x 0 Thiago Monteiro Jogo 5: Go Soeda x Guilherme Clezar (Cancelado)