O jornal do Partido Comunista da China, People’s Daily, criticou o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por exigir que Pequim pressione mais a Coreia do Norte a pausar seu programa de armas nucleares. “Pequim nunca irá aceitar a responsabilidade imposta pelos Estados Unidos”, segundo a publicação. A China é responsável por cerca de 90% do comércio da Coreia do Norte. O jornal ainda apontou que as sanções contra o regime de Pyongyang não devem interferir no “comércio legítimo” entre a Coreia do Norte e o mundo exterior, ou prejudicar as pessoas comuns. Sanções não são “uma ferramenta para prejudicar o regime”, salienta a publicação. Mais tarde, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Lu Kang, disse para repórteres que “alguns partidos envolvidos” – em referência aos EUA e Coreia do Norte – “seguem mandando mensagens ameaçadoras tanto em palavras quanto em intenções, que incluem alertas de ações militares”. “Esse tipo de ação não ajuda a resolver o problema, apenas complica a situação”, afirmou.

TREINO
Caças
Os Estados Unidos enviaram caças e jatos para sobrevoar a Península da Coreia e as cercanias do Japão em um treino militar em conjunto com o país e com a Coreia do Sul, três dias após a Coreia do Norte lançar um míssil que sobrevoou o Japão. É comum o Exército americano realizar esse tipo de exercício com o objetivo de mostrar força, principal com os ânimos acirrados. Quatro aviões F-35B e dois bombardeiros B-1B sobrevoaram a península. São os primeiros voos desde que o regime de Pyongyang realizou seu sexto teste nuclear.

ONU
Reformas
Os Estados Unidos lideraram uma reunião sobre reformas na Organização das Nações Unidas (ONU), em meio ao começo da Assembleia Geral, que deve reunir diversas lideranças do mundo em Nova York. O presidente Donald Trump, e a embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, participaram da reunião. Ao lado do secretário-geral da ONU, António Guterres, o republicano declarou que a organização não atingiu seu potencial devido ao “excesso de burocracia” e que a ONU deve responsabilizar todos os níveis de administração da instituição.

FOGO AMIGO
Extremistas
Atualmente existem quase mil grupos extremistas em atividade nos Estados Unidos, informa a Southern Poverty Law Center, organização não governamental (ONG) que monitora movimentos radicais, divididos em categorias como de supremacia branca, de ódio, neonazistas, neoconfederados, skinheads (cabeças rapadas), separatistas negros, antimuçulmanos e milícias antigovernamentais, além de adeptos da Identidade Cristã. São 917 grupos radicais regionais ou nacionais, segundo o levantamento da ONG norte-americana.

KuWAIT
Vazamento
O Kuwait informou que foi localizado um vazamento de petróleo próximo ao local onde um vazamento similar havia ocorrido na costa sul do país em agosto. A agência estatal Kuna reportou ontem que funcionários tentam conter o problema, localizado perto da área de Ras al-Zour. A Kuwait Petroleum afirmou que o vazamento ocorreu perto de uma estação de energia. Ela não ofereceu estimativas para o tamanho do vazamento. Em agosto, houve um episódio similar na mesma área. Imagens de satélite sugerem que 34 mil galões vazaram.