O Dia da Criança ainda está longe, mas o Natal não. Ao menos para as lojas sazonais que trabalham com a data, considerada a melhor do comércio para produtos e serviços. E não é de agora. Desde o último sábado, está aberta a loja Noel Decorações, no piso L3 do Shopping Curitiba. Especializadas em produtos de decoração voltados para o Natal, a loja tem mais de 1.200 itens, entre as tradicionais bolas para efeitar a árvore natalina a flores artificiais que, passadas a data, podem ser utilizadas na decoração permanente da casa.
De acordo com a assessoria do centro comercial, a loja vende itens de decoração a partir de R$ 5. Porém para quem não tiver problemas com o orçamento, os gastos apenas com uma árvore de Natal podem passar dos R$ 3 mil, dependendo do tamanho e enfeiteres escolhidos.
A loja traz também as últimas tendências para a decoração. Além dos tons tradicionais, verde, vermelho e dourado, para este ano as cores candy (suaves) das passarelas marcam presença na data. Os enfeites em tons nude (cor de pele), champagne e platinum (prata) aparecem para constratar com as cores mais tradicionais ou ser a protagonistas da decoração de guirlhandas, enfeites de mesa e até mesmo da árvore de Natal.
Em outras lojas, como as da Avenida Sete de Setembro, próximo ao Mercado Municipal, também já há uma ou outra prateleira com produtos natalinos. Apesar de faltarem mais de três meses para a data, é comum que estas lojas exponham os produtos para os clientes se anteciparem na escolha dos enfeites natalinos deste ano.
Normalmente em novembro, supermercados e outros comércios também intensificam seus mostruários para o Natal.