exercito

 

O  Exército Brasileiro inicia a Operação Dínamo V voltada a fiscalização de empresas que tratam com explosivos e correlatos nas atividades de fabricação, transporte, comercialização e detonação. Na área da 5ª Região Militar, que abrange os Estados do Paraná e Santa Catarina, a operação começa nesta quarta-feira (20) com o apoio dos Órgãos de Segurança e Ordem Pública (OSOP) e agências governamentais dos estados envolvidos.

A operação tem a previsão de fiscalizar, em todo o Território Nacional, mais de 750 estabelecimentos, empregando, aproximadamente, mil militares da Força Terrestre.

Resultados

Na última fiscalização de explosivos realizada em 2016, o Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 5ª Região Militar (SFPC/5) realizou 82 vistorias com o emprego de 125 homens, entre militares do Exército Brasileiro, policiais civis e militares e agentes do poder público, que percorreram mais de 12.000 km de estradas ao longo dos dois Estados. Durante a operação foram apreendidos mais de seis toneladas de Nitrato de Amônio, produto utilizado como matéria-prima para explosivos, 592 quilos de explosivos e quatro dispositivos iniciadores, além de terem sido autuadas 11 empresas por irregularidades no trato com produtos controlados pelo Exército.