Motoristas e cobradores de ônibus fazer um ato, desde às 15 horas, na praça Rui Barbosa. Os ônibus também deixaram de circular neste período. A ação faz parte do Setembro de Luto, que desde o dia 5 de setembro tem realizado paralisações de uma hora e panfletagens manifestando a insatisfação de trabalhadores e usuários com a insegurança no transporte coletivo. 

Uma marcha fúnebre foi executada pelo Sindimoc entre as praças Rui Barbosa e Santos Andrade. Dois caixões foram carregados pelos trabalhadores ao longo de todo o calçadão da rua XV de Novembro, para relembrar dos amigos mortos em pleno exercício da profissão.

O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana, Anderson Teixeira, reforçou os três pedidos de toda categoria: instalação de câmeras de segurança no coletivo, mais apoio da Guarda Municipal e a criação da Delegacia Especializada em Crimes do Transporte Coletivo.

A categoria chegou a paralisar centenas de linhas por alguns dias ao longo do começo do mês, mas interrompeu as ações após ameaças de desconto de salário e demissões por parte dos patrões.

As três principais reivindicações são instalaçãoi de câmeras de segurança com monitoramento online 24 horas, integrado aos órgãos de segurança pública (igual em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde sistema garantiu redução de 90% dos arrastões), criação da Delegacia Especializada em Crimes no Transporte Coletivo e mais viaturas da Guarda Municipal dedicadas exclusivamente ao patrulhamento do transporte coletivo. 

 

Atualizada às 19:01