SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Google anunciou nesta quinta-feira (20) a compra de parte da equipe de desenvolvimento de celulares da empresa taiwanesa HTC por US$ 1,1 bilhão.
O setor adquirido é o responsável direto por desenvolver e construir os telefones celulares da companhia asiática. Eles já haviam trabalhado com o Google no desenvolvimento do smartphone Pixel em 2016.
A aquisição indica uma expansão na área de construção de aparelhos próprios do Google. A empresa é mais conhecida por seus softwares e serviços digitais, como o sistema operacional Android, o Gmail, o Google Maps e o YouTube.
Na última década, o Google se focou em distribuir o sistema operacional Android para fabricantes de celulares, mas já no último ano a empresa colocou sua marca própria em um smartphone e um assistente virtual, indicando o desejo de competir com a Apple e a Amazon nestas áreas.
Esta é a segunda aquisição de uma fabricante pelo Google. Em 2012, a empresa comprou a Motorola Mobility por US$ 12,5 bilhões, mas, após o fracasso do celular Fire, a empresa foi repassada ao grupo Lenovo.