A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, entre o meio-dia de quarta (20) e a madrugada de quinta (21), 348,8 kg de maconha, recuperou três carros roubados e ainda, apreendeu oito mil dólares em cosméticos trazidos do Paraguai e um carro com cigarros contrabandeados. Três pessoas foram presas por tráfico de drogas e um menor apreendido por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo.

Veículos roubados recuperados

Agentes da PRF recuperaram três veículos roubados em Guaíra. Durante fiscalização na BR-163, por volta das 12h30, os policiais deram ordem de parada a uma Mitsubishi L200, conduzida por um menor de idade. Em vistoria, descobriram que a caminhonete havia sido roubada em Candoi-PR, em 13/9/17. Ele disse que pegou o veículo em Bela Vista do Paraíso-PR e seria levada até o Paraguai. O menor foi apreendido e encaminhado até a Polícia Civil de Guaíra.

Por volta das 13h30, os agentes da PRF deram ordem de parada a um GM/Cruze, que desobedeceu a ordem e fugiu, colidindo com um outro veículo, arrancando seu retrovisor. Após perseguição, o motorista conseguiu fugir, mas os policiais recuperaram o veículo. A PRF encaminhou o veículo para a Delegacia de Polícia Civil de Guaíra.

No início da madrugada, por volta das 23h, a equipe PRF, ao realizar a abordagem ao uma caminhonete Ford/Ranger, o motorista fugiu e foi perseguido por cerca de um quilômetro, até parar e fugir do veículo. Em vistoria, os agentes descobriram que a caminhonete havia sido roubada em Ponta Grossa, em 5/7/17 e estava preparada para o transporte de cigarros contrabandeados. O veículo foi encaminhado para a Polícia Civil de Guaíra.

Cigarro

Por volta das 0h30, agentes da PRF encontraram veículo GM/Astra abandonado em uma estrada vicinal, próximo à BR-272, em Francisco Alves-PR, com grande quantidade de cigarros. Pelas características, o motorista colidiu em um barranco e abandonou o veículo. Parte da carga de contrabando havia sido retirada e o motorista não foi encontrado. O veículo foi lacrado e encaminhado para a Receita Federal em Guaíra.

Maconha

Durante a madrugada de quinta-feira (21), por volta das 0h50, agentes da PRF, na BR-272, em Terra Roxa, abordaram um VW/Gol que estava estacionado no acostamento da rodovia, com o alerta e motor ligados e o motorista falando em um rádio comunicador. Ao ser abordado, foram encontrados 341 tabletes de maconha, totalizando 348,8 kg de maconha. O motorista, que recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, disse aos policiais que estava em contato via rádio com o batedor das drogas, aguardando mais informações para seguir viagem.

De posse dos dados do veículo batedor, a equipe PRF iniciou deslocamento no sentido de se localizar o veículo, sendo que ao iniciarem a abordagem a um Ford/Fiesta, os ocupantes, ao perceberem que seriam abordados dispensaram os rádios comunicadores. Os dois integrantes confirmaram estarem fazendo o trabalho de batedor para a maconha transportada pelo Gol.

O motorista, que transportava a droga, disse aos policiais que retirou a maconha em uma cidade paraguaia, vizinha de Paranhos-MS e a entregaria em Pederneiras, interior paulista.

Diante dos fatos, a droga, os presos e os veículos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra, para o registro dos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas, com pena máxima de até 15 anos de prisão.

Cosméticos

No início da manhã de quinta-feira (21), os agentes da PRF abordaram uma VW/Parati em Guaíra, BR-272, por volta das 6h30. Em vistoria encontraram grande quantidade de cosméticos oriundos do Paraguai, sem documentação fiscal. Os dois ocupantes do veículo disseram ter adquirido os produtos no Paraguai e pagaram pela mercadoria cerca de oito mil dólares. Disseram ainda que revenderiam os cosméticos em Londrina-PR.

Diante dos fatos, o veículo e a mercadoria foram apreendidos e encaminhados para a Receita Federal de Guaíra, para os procedimentos administrativos.