A pesquisa divulgada ontem pelo Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) mostra que menos estudantes estão pulando catraca para não pagar passagem na cidade. Segundo o levantamento, o número de estudantes que viajaram sem pagar a tarifa caiu 18% no mês passado em comparação com agosto de 2016. Ontem, a Guarda Municipal apreendeu 12 adolescentes suspeitos de pular catraca. 
Em compensação, o número de pessoas comuns, segundo o sindicato, aumentou. O que nos assustou nessa pesquisa foi o aumento das invasões por passageiros comuns, disse o diretor executivo das empresas, Luiz Alberto Lenz César. O sindicato classifica passageiro comum como a pessoa que costumava pagar a passagem e que passou a pular a catraca. Nos sete primeiros dias de agosto deste ano, o total de passageiros comuns que embarcaram sem pagar a tarifa subiu 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 6.967 pula catracas comuns em agosto de 2016 e 9.750 em agosto deste ano.
De acordo com o Setransp, a estação-tubo Rio Barigui, no sentido bairro, tem o maior índice de fura catracas na cidade. Nos sete dias pesquisados, 960 passageiros foram transportados e 499 (52%) embarcaram sem pagar. No sentido centro, essa estação foi a campeã no total geral de invasões: 945 nos sete dias, isto é, média de 135 por dia. A estação aparece em oitavo lugar no ranking geral de invasões. Outro caso que chama a atenção é o da estação-tubo Fanny, no sentido Pinheirinho. O número de fura-catraca saltous 155% na comparação entre os sete dias de agosto de 2016 (188 invasões) com o mesmo mês deste ano (479).