O Coritiba perdeu por 3 a 2 para o Botafogo, nesse domingo (dia 24) à tarde, no Couto Pereira, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense caiu para o penúltimo lugar, com 27 pontos, dentro da zona de rebaixamento. A equipe carioca está na 6ª posição, com 40 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Na partida desse domingo, o Coritiba mostrou alguns pontos positivos, principalmente no primeiro tempo, e até chegou a sair na frente no placar. No entanto, ampliou o seu repertório de erros na competição. Dessa vez, enfureceu a torcida perdendo pênalti, falhando feio na bola parada defensiva e cometendo diversos erros de marcação.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do jogo.

O técnico Marcelo Oliveira teve papel decisivo. Se a proposta de jogo para o primeiro tempo funcionou bem, a troca de esquema tático no intervalo e as substituições na segunda etapa fizeram a equipe se desmanchar em campo. Para piorar o cardápio de problemas, os jogadores demonstraram fragilidade emocional no segundo tempo – a cada gol sofrido, a equipe demonstrava nervosismo em lances fáceis.

Com o resultado, o Coritiba completou seis jogos seguidos sem vencer. O Botafogo soma agora quatro vitórias nos últimos seis jogos.

TÉCNICO
Marcelo Oliveira completou 9 jogos no comando do Coritiba em 2017, agora com 2 vitórias, 2 empates e 5 derrotas.

ESCALAÇÕES
O Coritiba não tinha Kleber, Getterson e Alecsandro, lesionados. Alan Santos e Dodô estavam suspensos por cartões. O esquema tático mudou. O treinador trocou o 4-2-3-1 de sempre pelo 4-1-4-1. Jonas era o único volante. A linha de quatro meias tinha Tiago Real (centro), Galdezani (centro), Anderson (direita) e Rildo (esquerda). Os desfalques no Botafogo eram Rodrigo Pimpão, Airton, Leandrinho, Jonas e Marcinho. O time carioca usou o 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO
Com o novo esquema, o Coritiba apostou mais nos passes curtos e menos nas bolas longas. Mesmo assim, ainda apelou para lançamentos em certos momentos. O Botafogo ficou recuado e esperou erros do adversário para contra-ataque. E o Coxa falhou feio já no início. Aos 17, Galdezani perdeu bola no ataque e propiciou um ataque de três do time carioca contra um adversário. No entanto, Roger desperdiçou. Fora esse lance, o primeiro tempo teve domínio do Coxa, que criou chances na qualidade do passe de Anderson, na movimentação persistente de Tiago Real e na correria de Rildo.

PÊNALTI PERDIDO
Aos 31, o Coxa conquistou pênalti. Anderson lançou e Rildo cruzou. A bola bateu no braço de Lindoso. Carleto cobrou e Gatito defendeu. Das oito penalidades do Coritiba em 2017, o time converveu quatro e desperdiçou quatro. O goleiro do Botafogo defendeu oito das 13 cobranças contra ele em 2017.

PRIMEIRO GOL
Logo depois de perder o pênalti, o Coxa chegou ao gol. Aos 35, Carletou cruzou, em cobrança de falta, e Werley cabeceou: 1 a 0.

SEGUNDO TEMPO
O Coxa mudou para o 4-2-3-1. Os três meias ofensivos eram Anderson (centro), Rildo (esquerda) e Tiago Real (direita). Os volantes eram Galdezani e Jonas. Além dessa alteração, o time recuou. O Botafogo avançou e chegou ao empate já aos 11. Em cobrança de falta, João Paulo lançou, Werley não acompanhou e Roger marcou de cabeça.

MUDANÇAS
Aos 15 do 2º, a primeira troca no Coxa. Saiu Anderson e entrou o meia Longuine. O cenário pouco mudou. Aos 21, saiu Tiago Real e entrou Iago Dias. Aos 29, troca de centroavantes: saiu Henrique Almeida e entrou Keirrison – que fez sua reestreia pelo Coxa. Ele não atuava desde maio, quando jogou cinco minutos pelo Estoril, de Portugal.

VIRADAS
O Botafogo virou para 2 a 1 aos 19 minutos. Roger e Bruno Silva fizeram a jogada para Guilherme, que finalizou livre na pequena área. O Coxa empatou aos 37, em bela cobrança de falta de Carleto. No entanto, o time carioca fez 3 a 2 um minuto depois. Aos 38, Marcos Vinícius lançou, Werley furou e João Paulo fuzilou na cara do gol.

ESTATÍSTICAS
Ao fim de 90 minutos, o Coritiba somou 14 finalizações (4 certas), 49% de posse de bola, 87% de eficiência nos passes e 7 escanteios. O Botafogo teve 9 arremates (5 certos), 51% de posse de bola, 86% de eficiência nos passes e 3 escanteios. Os dados são do Footstats.

CORITIBA 2 x 3 BOTAFOGO
Coritiba: Wilson; Léo, Werley, Walisson Maia e Carleto; Jonas, Galdezani, Tiago Real (Iago Dias), Anderson (Rafael Longuine) e Rildo; Henrique Almeida (Keirrison). Técnico: Marcelo Oliveira
Botafogo: Gatito Fernandez; Arnaldo, Carli, Igor Rabello e Victor Luís; Matheus Fernandes (Marcos Vinícius), Rodrigo Lindoso, Bruno Silva (Dudu Cearense), João Paulo e Gilson (Guilherme); Roger. Técnico: Jair Ventura
Gols: Werley (35-1º), Roger (11-2º), Guilherme (19-2º), Carleto (37-2º) e João Paulo (38-2º)
Cartões amarelos: Roger, Carli, Arnaldo, Lindoso (B). Léo, Jonas (C).
Árbitro: Braulio da Silva Machado
Público: 8.315 pagantes (9.045 total)
Renda: R$ 156.355,00
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
15 – Rildo cruza. Tiago Real cabeceia perto, ao lado.
17 – Contra-ataque. Três do Botafogo contra um defensor. Arnaldo rola para Roger, livre na área. Ele chuta para fora.
31 – Anderson lança. Rildo recebe na ponta e tenta o cruzamento. A bola toca no braço de Lindoso. Pênalti. Carleto cobra com um chute forte. O goleiro voa para a direita e defende.
35 – Gol do Coritiba. Falta na esquerda. Carleto cruza. Werley cabeceia no canto.
44 – Henrique Almeida arrisca de longe. A bola passa perto, ao lado.
46 – Gilson cruza. Bruno Silva cabeceia. Wilson faz grande defesa.

Segundo tempo
3 – Arnaldo cruza. João Paulo cabeceia ao lado.
11 – Gol do Botafogo. Falta no meio-campo. João Paulo lança para a área. Roger sobe sozinho e cabeceia no canto.
15 – Arnaldo cruza. Gilson sai na cara do gol, mas erra a bola.
19 – Gol do Botafogo. Roger toca para Bruno Silva, que cruza rasteiro. Guilherme completa na pequena área.
26 – Contra-ataque. Guilherme parte pela esquerda e cruza rasteiro. Bruno Silva chuta forte. Wilson espalma.
27 – Escanteio. João Paulo cruza. Roger cabeceia. Wilson espalma.
36 – Falta perto da área. Carleto chuta forte. O goleiro espalma.
37 – Gol do Coritiba. Falta na esquerda. Carleto solta a bomba e acerta o cantinho.
38 – Gol do Botafogo. Marcos Vinícius lança. Werley fura. João Paulo recebe na cara do gol e fuzila.
41 – Léo cruza. Keirrison cabeceia para fora.