De 5 a 8 de outubro acontece a 6ª edição do Cacharitiba – Cachaça é a bebida do Brasil, no Mercado Municipal de Curitiba. O evento traz personalidades do mundo da cachaça e da gastronomia curitibana. O tema ressalta o valor da cachaça para o Brasil. Sabendo que esta é a bebida mais brasileira, exclusivamente nacional e considerada patrimônio do país.
O objetivo de divulgar a bebida é desmistificar e aumentar seu público consumidor. A Cacharitiba difunde a cultura da cachaça, quebra preconceitos e enaltece uma bebida brasileira, diz texto de divulgação do evento. Estima-se que o público seja o dobro da última edição. O evento engloba desde o processo de produção até o momento da degustação.
O Cacharitiba reúne produtores de cachaça de diversas regiões do Brasil para expor seus produtos com degustação orientada e gratuita para o público. Focando em oferecer cultura e conhecimento sobre o destilado típico do Brasil, mostra a qualidade e diversidade da cachaça e como consequência, promove o comércio do produto na cidade de Curitiba.
Serão 26 alambiques presentes, representando quatro grandes regiões brasileiras e expondo centenas de cachaças. Toda degustação gratuita. E o que também chama atenção a cada edição, é o concurso informal de degustação às cegas para o público visitante. O evento também terá a degustação de drinks e pratos preparados com cachaça.