Cinco alimentos para combater as alergias comuns na primavera

25/09/17 às 10:44 - Atualizado às 20:42 SMCS
(foto: Pedro Ribas/SMCS)

Com a chegada da primavera, os dias parecem ficar mais alegres e, é claro, mais longos. Mas, durante a estação das flores, também ocorre uma maior concentração de pólen, o que faz com que os sintomas de alergias se evidenciem com maior frequência.

Alimentos saudáveis, como pimenta vermelha, mel, cebola, chá capim limão e alho, ingeridos regularmente e na quantidade certa, reforçam o sistema imunológico e ajudam a combater este mal, salienta Tayana Fernandes Cecon, nutricionista da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab).

“São alimentos que, normalmente, temos em casa e que ajudam a combater as alergias”, diz a nutricionista. Todos esses produtos podem ser encontrados nas feiras, nos mercados e nos sacolões da Prefeitura que vendem alimentos saudáveis e fresquinhos, monitorados pelo setor de controle de qualidade da Smab.

Tayana lembra ainda que espirros, nariz a pingar, tosse, comichão e falta de ar são as manifestações mais frequentes das pessoas que sofrem com as alergias da primavera.


Cinco alimentos para o combate de alergias:

Pimenta vermelha

As pimentas vermelhas possuem ação expectorante, o que auxilia na eliminação do excesso de muco das vias respiratórias. Além disso, o alimento é rico em capsaicina, um fitoquímico que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, reduzindo os espirros, olhos lacrimejantes, espirros e congestão.

A capsaicina é encontrada na pimenta malagueta, cayenna, jalapeño, dedo-de-moça, sendo que a quantidade de capsaicina varia em cada espécie. A recomendação é o consumo de até seis unidades da pimenta dedo-de-moça ou três unidades de pimenta jalapeño ou até meia pimenta malagueta por dia.


Alho

Além de ser um ótimo alimento para a hipertensão arterial, o alho ajuda a combater a rinite alérgica. Como? Graças à alicina, uma molécula que produz o seu aroma forte e é a responsável pelos seus benefícios medicinais.

A melhor forma de consumi-lo é cru. O ideal é picar o alho e deixá-lo exposto ao ar por aproximadamente cinco minutos, após este período pode ser adicionado a alguma preparação já pronta.


Cebola

A cebola é rica em quercetina, composto bioativo (flavonóide) que evita que as células imunológicas liberem histamínicos, substâncias que causam reações alérgicas. Por esse motivo, a quercetina pode ajudar a reduzir sintomas como secreção nasal, olhos lacrimejantes, urticária e inchaço da face e lábios.

A melhor forma de consumi-la é crua, porém, desde que não passe por um longo processo de cozimento, ela ainda mantém as propriedades.


Chá Capim Limão

É muito bom para combater a rinite alérgica, já que o chá de capim limão é um antioxidante e anti-histamínico, além de também atuar como um agente anti-inflamatório muito eficaz. Assim, este chá deve ajudar a reduzir a quantidade de muco. Pode ser consumido quente ou frio.


Mel

As pessoas que são alérgicas ao pólen devem ingerir uma colher (de sopa) de mel por dia para aumentar a imunidade. São vitaminas, nutrientes e minerais que não acabam mais. O mel é um alimento completo para qualquer dieta e pode ser acrescentado em diversas preparações, porém não deve ser aquecido a mais de 40°C.

Uma curiosidade: o mel tem partículas de pólen, devido à polinização, e ao consumi-lo faz com que o corpo se habitue e pare de encará-lo como uma ameaça. Desta forma, irá ter menos reações alérgicas. Pessoas com diabetes devem procurar orientação médica antes de consumir este alimento.

0 Comentário

Você precisa acessar o seu perfil para comentar nas matérias.

Blogs
Ver na versão Desktop