A Promotoria de Justiça de Formosa do Oeste, no Oeste do Paraná, ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito na gestão 2013-2016 e dois ex-vereadores (um, que também é servidor público, com mandato de 2009 a 2012, outro com mandato de 2013 a 2016). Os três teriam oferecido empregos públicos a pessoas que os apoiaram na campanha eleitoral de 2013. Depois de eleitos, garantiram a contratação, pela prefeitura, de 13 pessoas que os apoiaram nas eleições.

Segundo apurou o MPPR, além das contratações em troca de apoio eleitoral, o então prefeito deixou de contratar funcionárias aprovadas em concurso público para zeladora, dando preferência a firmar um contrato de terceirização com uma empresa para oferecer os mesmos serviços que prestariam as servidoras concursadas.

O servidor público, que na época era vereador, intermediou as promessas de emprego e as contratações posteriores. A empresa ficou contratada de 2013 até 2014. O Ministério Público entendeu que eles praticaram ato de improbidade administrativa, dado o desvio de finalidade na contratação, que prejudicou os candidatos aprovados em benefício de pessoas que trabalharam na campanha eleitoral dos envolvidos.

Na ação, o MPPR requer cautelarmente a indisponibilidade de bens dos envolvidos em aproximadamente R$ 94 mil. No julgamento do mérito, pede a condenação dos três às penas da Lei de Improbidade, como pagamento de multa e suspensão dos direitos políticos.