A frente fria que passou pelo Paraná no domingo (1) e segunda (2) deixou um rastro de destruição em várias cidades do Paraná.  causou estragos em diferentes cidades do Paraná. A Região Sudoeste foi uma das mais afetadas pelos temporais com ventos de até 108 km/h.

Chuva com fortes ventos deixa um morto e causa estragos no RS]

Alerta: começa temporada de raios e trovões no Paraná

Em Pato Branco, pelo menos cinco pessoas ficaram feridas com a queda da tenda de um circo, mas nenhuma corre risco de morte. Nas BR-158, placas de sinalização ficaram destruídas com a força dos ventos.

Em Curitiba, que registrou ventos entre 50 a 55 km/hora e 38 mmm de chuva acumuladas nas últimas 24 horas, medidos na Estação Pluviométrica do Umbará, houve até agora apenas um ponto de alagamento e a queda de uma árvore na Rua Getúlio Vargas, próximo ao número 2278, segundo a Defesa Civil do município. O trânsito ficou totalmente fechado, no cruzamento da Rua Ulisses Vieira com a Guaianazes, porque galhos de árvores estão caídos na pista. 

Sem energia

Os empregados da Copel estão mobilizados desde domingo (01) para atender os desligamentos de energia elétrica ocasionados em função da chuva e das fortes rajadas de vento que atingiram todo Paraná. Às 10h30 desta segunda-feira (02), 57 mil unidades consumidoras permaneciam sem luz, 67% delas localizadas no Oeste Estado. Cerca de 1,2 mil empregados da Copel continuam mobilizados para recompor o sistema elétrico. A rede deve ser recomposta ao longo do dia de hoje.
O pico de desligamentos aconteceu por volta das 23 horas de domingo. A região Oeste foi a mais atingida. As redes elétricas mais prejudicadas pelo temporal foram os dos municípios de Foz do Iguaçu, Pato Branco, Realeza, Vitorino, Itapejara do Oeste, Ampére, Planalto, Capanema, Santo Antônio do Sudoeste.
A Copel vai divulgar novo boletim às 14h30.

 

Ventos

Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, as rajadas de ventos variaram entra 60 km/h e 70 km/h no Sudoeste. O recorde foi na noite deste domingo (1) em Planalto, com ventos de 108 km/h.  Na região Norte, o Simepar identificou ventos acima dos 75 km/h em Cambará. Na Grande Curitiba,  a velocidade dos ventos alcançou 58 km/h na Lapa.

 

Destelhamentos

Informações da Defesa Civil na manhã desta segunda-feira (2) revelam que 80 casas em Pato Branco foram destelhadas, e m Coronel Vivida, outras 10. Um boletim com os estragos em todo o Estado deve ser divulgado até o final da manhã desta segunda (2).