Doações de alimentos pode fazer a diferença no Lar Moisés, uma entidade sem fins lucrativos fundada há 38 anos em Curitiba para acolher crianças em situação de risco. Com o quadro de voluntários completo, a entidade luta agora para aumentar as doações em dinheiro e em alimentos não-perecíveis para atender as 20 crianças acolhidas.
O Lar Moisés foi criado em 1979, mas foi formalizado somente em 1994. A ideia era fornecer um abrigo para filhos de pais e mães dependentes químicos, que precisavam se submeter a tratamento e não tinham onde deixar as crianças. Hoje, o Lar Moisés recebe crianças, entre 0 e 11 anos, em situação de risco encaminhadas pela Vara da Infância.
Trabalhamos com o acolhimento das crianças e garantimos o acesso a educação e saúde. Fazemos todos os acompanhamentos necessários, afirma Marcelo de Morais, coordenador do Lar Moisés, que está há dois anos na entidade. Quando a criança chega, é feito um levantamento do que ela precisa e a gente corre atrás. O atendimento de saúde é feito pelo SUS e a instituição consegue vagas em escolas ou creches. Por ano, a entidade recebe de 25 a 30 crianças. Trabalhamos com o processo de adoção, apadrinhamento afetivo e fortalecimento de vinculo familiar, afirma Marcelo. Nesse ano tivemos muitos retornos à família. A criança pode ficar aqui dois meses, mas também pode ficar anos. Cada caso é um caso.

Eventos e alimentos

Com a crise econômica, os valores doados ao Lar Moisés acabaram caindo. Com a crise acabamos não tendo muita ajuda financeira, para sobreviver estamos fazendo alguns eventos beneficientes, afirma Marcelo Morais. Além de um bazar mensal, na sede da entidade, no bairro Cajuru, a ideia é promover jantares por adesão. O próximo será no dia 16 de novembro, no Salão Romano do restaurante Dom Antonio, em Santa Felicidade. Haverá uma apresentação das crianças.
O Lar Moisés também pede doações de alimentos. Precisamos de todo tipo de alimentos não perecíveis, roupas, artigo de cama, mesa e banho, material de higiene e limpeza, afirma Marcelo. Entre as necessidades estão café, achocolato, arroz e feijão. A casa tem 400 metros quadrados, também precisamos de bastante material de limpeza, até de sacos de lixo. E de material de higiene para as crianças, como xampu e talco. E até presilhas e laços para cabelo. A instituição recolhe as doações.
A casa tem 19 funcionários fixos e cerca de 20 voluntários. O quadro de voluntários está completo, segundo Marcelo Morais. A entidade conta com voluntários que trabalham no bazar da entidade, recolhem doações, atuam recreação das crianças e dão aulas de música, judô e culinária.
A sede possui dois pavimentos. No andar superior ficam a administração, sala de brinquedos, sala de televisão, sala de uso da psicóloga, pedagoga e assistentes sociais e duas salas para visitas, eventos e reuniões. No térreo ficam recepção, cozinha, despensa, lavanderia, refeitório, quartos, banheiros e uma sala de brinquedo e televisão. O Lar Moisés ainda tem playground, cancha de areia e um espaço para a realização do bazar. A equipe tem cozinheiras, educadores, pedagoga, psicóloga e terapeuta ocupacional.

Serviço
Nome: Lar Moisés
O que faz: acolhimento de crianças entre 0 e 11 anos em situação de risco. A capacidade é para 20 crianças.
Onde fica: Rua da Trindade, 1686, Cajuru – Curitiba.
Telefone: (41) 3226-1017.
Doações de materiais: aceita todo tipo de alimentos não perecíveis (arroz, feijão, café etc); materiais de limpeza a higiene (sabonete, creme dental, xampu, condicionador talco etc); material escolar; e materiais diversos para bazar (roupas usadas, produtos eletrônicos, móveis).
Doações em dinheiro: O Lar Moisés aceita doações em dinheiro, que podem ser feitas na conta da Caixa Econômica Federal (agência 0997, conta: 1358-3, operação: 003. CNPJ: 00.365.563/0001-83). A entidade pede apenas para o doador avisar sobre o valor depositado, pelo e-mail [email protected]
É possível custear gastos fixos do Lar Moisés, como a conta de luz ou de água. Também é possível reverter parte do do Imposto de Renda. Mais informações pelo telefone (41) 3226-1017.
Padrinhos: Quem quiser ajudar pode ser um padrinho financeiro ou um padrinho afetivo. O padrinho financeiro não precisa ter contato direto com a criança, mas ajuda todos os meses a pagar gastos com material escolar, roupas e medicamentos. Já o padrinho afetivo se compromete a acompanhar de perto os passos da criança, participando da vida dela e a visitando com frequência. O padrinho afetivo também pode ajudar financeiramente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3226-1017 ou pelo e-mail [email protected]
Voluntários: Atualmente o Lar Moisés está com o quadro de voluntários completo.
Outras formas de ajudar: comprando os produtos vendidos no Bazar Solidário do Lar Moisés, que é realizado todos os meses. No dia 16 de novembro a entidade fará um jantar no restaurante Dom Antonio, em Santa Felicidade, por adesão.
Mais informações: larmoises.org