Secretaria de Educação define prazo de matrículas para 2018 no Paraná

04/10/17 às 14:39 - Atualizado às 15:02 AN-PR
(foto: Hedeson Alves/SEED)

A Secretaria de Estado da Educação definiu o cronograma de matrículas e rematrículas na rede estadual para o ano letivo de 2018. Os pais ou responsáveis dos alunos que vão ingressar no 6º ano do ensino fundamental ou 1ª série do ensino médio devem comparecer às escolas entre os dias 04 a 08 de dezembro para a matrícula.

 Cadastramento de novos alunos na rede municipal começa em 31 de julho

É necessário levar original e cópia de documento de identificação (certidão de nascimento ou RG), fatura da concessionária de energia elétrica atualizada (no máximo de três meses), histórico escolar e a carta matrícula, quando disponível.

A carta-matrícula será entregue aos alunos do 5º ano e do 9º ano do ensino fundamental entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro. Ela contém a instituição de ensino para a qual o aluno está sendo direcionado, de acordo com a proximidade de sua residência e disponibilidade de vagas, entre outros critérios. “É importante que a família ou os responsáveis pelo aluno mantenham seu endereço sempre atualizado nas secretarias das escolas. Isso garante que ele será destinado para a escola da rede estadual mais próxima possível de sua casa”, diz a superintendente da Educação, Ines Carnieletto.

A carta-matrícula não é emitida nos casos em que o aluno vai permanecer na mesma escola, seja por dualidade administrativa (entre município e estado), ou quando a instituição oferta ensino fundamental e também o ensino médio.

No caso dos alunos que vão para o 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental, ou 2ª e 3ª série do ensino médio, pais ou responsáveis precisam ir até a escola estadual para assinar a rematrícula, no período de 16 de novembro a 1º de dezembro. Não é necessário apresentar documentação.

TRANSFERÊNCIA

Os alunos que estão vindo de outros estados, trocando de cidade ou deixando a rede privada para ingressar na rede estadual paranaense, devem procurar a escola de interesse entre os dias 18 a 22 de dezembro e informar pretensão de vaga. Caso não hajam vagas disponíveis no local, a Secretaria da Educação irá verificar qual a unidade mais próxima com possibilidade para atendê-los.

Os estudantes que desejam trocar de escola estadual, mas dentro do próprio município, devem procurar a unidade de interesse a partir de 02 de janeiro e verificar a disponibilidade de vaga.

Todas as informações sobre as matrículas para 2018 estão disponíveis na Instrução Normativa n.º 16/2017 – SEED/SUED, neste link: www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/instrucoes2017/instrucao162017_seed_sued.pdf

O ano letivo de 2018 começa no dia 19 de fevereiro para um milhão de alunos matriculados na rede estadual de ensino do Paraná, e as aulas vão até 19 de dezembro.

0 Comentário

Você precisa acessar o seu perfil para comentar nas matérias.

Blogs
Ver na versão Desktop