Quem passa na BR-277 até se assusta com a cena de acidente. São pessoas ´feridas´ e muitos socorristas., mas é tudo ´faz de conta´. Nesta quinta (5), entre 10h e 12h, acontece um simulado de um grande acidente envolvendo três veículos: um caminhão tanque carregado, um ônibus com 27 passageiros e um carro de passeio, no km 66 da BR-277 (região de São José dos Pinhais). A simulação é um treinamento do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), um acordo de defesa assinado por várias empresas, inclusive a Ecovia Caminho do Mar, concessionária que administra o trecho Curitiba-Litoral da BR-277 e as PRs 508 e 407, para atender com eficácia a acidentes com múltiplas vítimas.

O objetivo do evento é deixar as empresas que assinaram o PAM, ajustadas nos mínimos detalhes para atender acidentes de grande porte e, nos últimos dois anos, foram simulados um acidente aéreo e um contato com o vazamento de um material químico em uma fábrica. Além da Ecovia, participarão outras empresas, como: Montadora Renault, Serviço de Atendimento Móvel (SAMU), Corpo de Bombeiros (COBOM-PR), Eco Salva, Electrolux, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal, Prefeitura de São José dos Pinhais e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Caso aconteça uma ocorrência desse porte, todas as empresas que assinaram o tratado deverão prestar o apoio operacional e logístico até encerrar o evento, cada um com suas funções já pré-estabelecidas, explica o analista de Sustentabilidade da Ecovia, Edenilson Machado.