No próximo sábado (07), será comemorado 12 anos da transformação do então Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) na primeira e única Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A transformação aconteceu através do projeto de lei nº 11.184 publicado no dia 7 de outubro de 2005.

Durante este período, o processo de expansão da instituição foi bastante significativo levando a instalação da UTFPR em praticamente todas as regiões do Paraná com 13 câmpus nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo. A instituição tem como principais focos a graduação, a pós-graduação e a extensão. Oferta mais de 120 cursos superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas, além de mais de 50 cursos de mestrado e 08 cursos de doutorado.
O diferencial da instituição é o estreito relacionamento com o setor empresarial e industrial, característicos de uma Universidade Tecnológica. Desenvolve inúmeras pesquisas aplicadas, da cultura empreendedora, de atividades sociais e extraclasse, entre outros.

Atualmente, a comunidade da UTFPR é de 2.809 professores e 1.169 técnicos-administrativos e mais de 37 mil estudantes nos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação.

História centenária da UTFPR
A história da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR teve início no século passado. Sua trajetória começou com a criação das Escolas de Aprendizes Artífices em várias capitais do país pelo então presidente, Nilo Peçanha, em 23 de setembro de 1909. No Paraná, a escola foi inaugurada em um prédio da Praça Carlos Gomes, em Curitiba.

O ensino era destinado a garotos de camadas menos favorecidas da sociedade, chamados de desprovidos da sorte. Pela manhã, esses meninos recebiam conhecimentos elementares (primário) e, à tarde, aprendiam ofícios nas áreas de alfaiataria, sapataria, marcenaria e serralheria. Inicialmente, havia 45 alunos matriculados na escola, que, logo em seguida, instalou seções de Pintura Decorativa e Escultura Ornamental.

Aos poucos, a escola cresceu e o número estudantes aumentou, fazendo com que se procurasse uma sede maior. Então, em 1936, a Instituição foi transferida para a Avenida Sete de Setembro com a Rua Desembargador Westphalen, onde permanece até hoje. O ensino tornou-se cada vez mais profissional até que, no ano seguinte (1937), a escola começou a ministrar o ensino de 1º grau, sendo denominada Liceu Industrial do Paraná.

Cinco anos depois (1942), a organização do ensino industrial foi realizada em todo o país. A partir disso, o ensino passou a ser ministrado em dois ciclos. No primeiro, havia o ensino industrial básico, o de mestria e o artesanal. No segundo, o técnico e o pedagógico. Com a reforma, foi instituída a rede federal de instituições de ensino industrial e o Liceu passou a chamar-se Escola Técnica de Curitiba. Em 1943, tiveram início os primeiros cursos técnicos: Construção de Máquinas e Motores, Edificações, Desenho Técnico e Decoração de Interiores.

Antes dividido em ramos diferentes, em 1959 o ensino técnico no Brasil foi unificado pela legislação. A escola ganhou, assim, maior autonomia e passou a chamar-se Escola Técnica Federal do Paraná. Em 1974, foram implantados os primeiros cursos de curta duração de Engenharia de Operação (Construção Civil e Elétrica).

Quatro anos depois (1978), a Instituição foi transformada em Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR), passando a ministrar cursos de graduação plena. A partir da implantação dos cursos superiores, deu-se início ao processo de maioridade da Instituição, que avançaria, nas décadas de 80 e 90, com a criação dos Programas de Pós-Graduação.

Em 1990, o Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Técnico fez com que o Cefet-PR se expandisse para o interior do Paraná, onde implantou unidades. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBE), de 1996, que não permitia mais a oferta dos cursos técnicos integrados, a Instituição, tradicional na oferta desses cursos, decidiu implantar o Ensino Médio e cursos de Tecnologia. Em 1998, em virtude das legislações complementares à LDBE, a diretoria do então Cefet-PR tomou uma decisão ainda mais ousada: criou um projeto de transformação da Instituição em Universidade Tecnológica.

Após sete anos de preparo e o aval do governo federal, o projeto tornou-se lei no dia 7 de outubro de 2005. O Cefet-PR, então, passou a ser a UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) – a primeira especializada do Brasil. Atualmente, a Universidade Tecnológica conta com 13 câmpus, distribuídos nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

Das diferentes denominações à primeira Universidade Tecnológica do Brasil:

– 1909 – Escola de Aprendizes Artífices do Paraná
– 1937 – Liceu Industrial do Paraná
– 1942 – Escola Técnica de Curitiba
– 1959 – Escola Técnica Federal do Paraná
– 1978 – Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná – Cefet-PR
– 2005 – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR