Convite não falta: as unidades de saúde da Prefeitura de Curitiba se dedicaram e criaram 95 ações pontuais para as mulheres participarem ativamente do Outubro Rosa. São várias oportunidades de cuidar da saúde e colocar em dia os exames preventivos do câncer de mama e do câncer de colo de útero.

A série de eventos começou na segunda-feira (2/10) e vai até 30 de outubro em 67 postos por toda a cidade. Entre as atividades, foram criados dias especiais para elas, com palestras, atividades físicas, aulas de zumba e pilates, maquiagem, distribuição ou sorteio de brindes e até bailes, como o que acontece no dia 19, no Distrito Santa Felicidade.

Além disso, muitas das equipes se vestiram, literalmente, com a cor rosa da campanha, e decoraram as unidades de saúde para lembrar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico dos dois tipos de câncer de maior incidência nas curitibanas. Cada unidade de saúde criou uma programação conforme o perfil da comunidade e vários locais optaram por ofertar um dia extra de atendimento, ao sábado, durante este mês, para acolher as usuárias.

Todas as atividades têm um objetivo em comum: que as mulheres aproveitem a visita à unidade para colocar exames em dia. Lá, elas podem agendar e fazer os exames preventivos do câncer do colo de útero e marcar a mamografia, realizada posteriormente por outros prestadores de serviço.

A Prefeitura oferta 8,9 mil exames de mamografia mensais, sem fila de espera. Esse exame é indicado para mulheres de 50 a 69 anos e os profissionais de saúde avaliam os critérios de necessidade e fazem o agendamento do exame.

Nossas equipes pretendem estimular as mulheres para que tenham uma rotina de prevenção. Manter os exames de preventivo de câncer cérvico uterino e a mamografia é fundamental para o diagnóstico precoce, destaca a secretária municipal da Saúde, Marcia Huçulak.

Até junho deste ano, 15.726 mulheres já realizaram a mamografia ofertada pela Secretaria Municipal da Saúde. O câncer de mama é o tipo de câncer mais recorrente em Curitiba. No biênio 2016-2017, estima-se que serão registrados 840 novos casos na cidade. De 2008 a 2012, Curitiba registrou 3.138 novos casos desse tipo da doença.


Programação da unidades de saúde para o Outubro Rosa:

Dia 6/10 (sexta-feira)

Tarumã (Rua José Veríssimo, 1352, B. Alto) – Acadêmicos de Farmácia do PET GraduaSUS estarão na unidade fazendo uma palestra sobre higiene íntima e IST.

Vitória Régia (Rua Cyro Correia Pereira, s/n) 13h30 – Coleta de preventivo e prevenção câncer de mama.


Dia 7/10 (sábado)

Abaeté (Rua Del. Miguel Zacarias, 403, Boa Vista), das 8h às 12h – Coleta de citopatológico

Alvorada (Rua Ivone do Espírito Santo Garcia, 100, Uberaba), das 8h às 12h – Coleta de preventivo + exame clínico das mamas eletivo e demanda, atendimento odontológico, orientações preventivas em sala de espera, lanche e souvenires.

Concordia (Rua Dilermano Pereira de Almeida, 700, Pinheirinho), das 8h às 12h – Coleta de preventivo e avaliação clínica da mama de preventivo e avaliação clínica da mama

Estrela (Rua Francisco Nowotarski, 78, Fazendinha), das 8h às 12h – Saúde da Mulher

Salgado Filho (Av. Senador Salgado Filho, 5265, Uberaba) – Coleta de preventivo, marcação de mamografia

São Paulo (Rua Canal Belém , 6427, Uberaba), das 8h às 11h30 – coleta de citopatológico, vacinas, avaliação nutricional e educador físico, apoio psicológico, atividade educativa, maquiagem e café.

Solitude (Rua Isaias Ferreira da Silva, 150, Solitude)  – Coleta de exame preventivo

Trindade II (Rua Sebastião Marcos Luiz, 1223, Cajuru) Oficinas sobre câncer de útero e mama e de métodos contraceptivos; coleta de preventivo e solicitação de mamografia; beleza da mulher com manicure; café da manhã; distribuição de brindes e sorteio de uma cesta de beleza; odontologia: prevenção do câncer bucal e avaliação

Vila Aurora (Rua Teofilo Mansur, 500, Novo Mundo), das 8h às 17h – exames preventivos, entrega de lenços cor-de-rosa e maquiagem, Das 13h às 17h30 – Orientações no Comunidade Escola – Escola Nair de Macedo

Vila Esperança (Rua Cataratas do Iguaçu, 191) – Coleta de preventivos e realização do teste rápido HIV e sífilis.

Vila Feliz (Rua Pedro Gusso, 866, Novo Mundo) 9h – Coleta de preventivo, palestra educativa, lanche, aula de zumba.

Vila Hauer (Rua Waldemar Kost, 650, Hauer), das 8h às 17h – coleta de preventivo e exame clínico de mama; dia da beleza promovido pela Mary Kay; sorteio de brindes ofertados pela Associação dos Comerciantes do Vila Hauer; avaliação de câncer bucal para idosas.

Vila Leonice (Avenida Anita Garibaldi, 6814, Cachoeira) – Orientação dos usuários na Festa das Crianças

Vila Verde (Rua Emílio Romani, 200), às 8h – Programa do lactente e coleta de preventivo.


Dia 9/10 (segunda-feira)

Atenas (Rua Emilia Erichsen, 45), 8h – estudantes de nutrição da faculdade Tuiuti fazem avaliação de IMC e orientam sobre alimentação.

Barigui (Rua Arthur Martins Franco, 5516), 8h – Alimentação saudável, atividade física, medicina preventiva.

Parolin (Rua Sergipe, 59, Guaíra), das 8h às 12h – Semana de qualidade de vida – de 9 a 11/10

Santa Amélia (Rua Berta Klemtz, 215, Fazendinha), das 8h às 12h – Coleta de preventivo e oficina de gestante.

Waldemar Monastier (Rua Romeu Bach, 80, Boqueirão) – Tarde da Beleza


10/10 (terça-feira)

Santa Amélia (Rua Berta Klemtz, 215, Fazendinha), das 8h às 12h – Coleta de preventivo e oficina de gestante


11/10 (quarta-feira)

Atenas (Rua Emilia Erichsen, 45), 8h – Abordagem dos estudantes de nutrição da faculdade Tuiuti para avaliação de IMC e orientações de alimentação.

Moradias da Ordem (Rua Jovenilson Américo de Oliveira, 240, Tatuquara)  – Palestra “Câncer de mama e auto estima” para as servidoras da unidade.

Solitude (Rua Isaias Ferreira da Silva, 150, Solitude) Palestra sobre a importância da alimentação saudável e atividade física na prevenção do câncer de mama.

Taiz Viviane Machado (Rua Gastão Natal Simone, 5), 8h – Caminhada com o grupo Comunidade Ativa.

Xaxim (Rua Batista da Costa, 1163, Xaxim) Palestra sobre prevenção do câncer de mama.


16/10 (segunda-feira)

Higienópolis (Rua Sta. Madalena Sofia Barat, 725 Bairro Alto) – Tarde de orientações.


17/10 (terça-feira)

Oswaldo Cruz (Rua Pedro Gusso, 3749), 13h30 – Palestra para idosas no Cras Arroios.


18/10 (quarta-feira)

Mãe Curitibana (Rua Jaime Reis, 331, São Francisco) –  Palestra sobre critérios para solicitação de eco mamária para médicos da rede.


19/10 (quinta-feira)

Cajuru (Rua Pedro Bochino, 750, Vila Oficinas), 14h – Palestra câncer de mama e violência contra a mulher no salão paroquial da Igreja São José.

Distrito Santa Felicidade, das 14h às 16h – Baile Outubro Rosa na Paróquia Orleans.


20/10 (Sexta-feira)

Estrela (Rua Francisco Nowotarski, 78, Fazendinha), das 9h às 12h – Saúde da Mulher.

Fanny (Rua Condes dos Arcos, 295, Lindóia)  – Coleta de preventivo e agendamento de mamografia.

Vila Machado (Rua Laudelino Ferreira Lopes, 2959), 15h – Roda de conversa e aulão de zumba.


21/10 (Sábado)

Alvorada (Rua Rua Ivone do Espírito Santo Garcia, 100, Uberaba), das 8h s 12h: Coleta de preventivo + exame clínico das mamas eletivo e demanda, atendimento odontológico, orientações preventivas em sala de espera, lanche.

Atenas (Rua Emilia Erichsen, 45), 9h – Coleta de preventivo e prevenção câncer de mama.

Atuba (Rua Rio Pelotas, 820  Bairro Alto), das 8h às 13h – Coleta de preventivo e café da manhã.

Barigui (Rua Arthur Martins Franco, 5516), 8h – Coleta de preventivo e prevenção câncer de mama.

Butiatuvinha (Avenida Manoel Ribas, 8640, Santa Felicidade), 8h – Mutirão de preventivo e mamografia. Sala de espera sobre câncer de mama.

Cajuru (Rua Pedro Bochino, 750, Vila Oficinas), das 8h às 12h – Coleta de preventivo e solicitação de mamografias, palestras e orientações.

Camargo (Rua Pedro Violani, 364, Cajuru), das 8h30 às 17h – Coleta de preventivo e solicitação de mamografia; atendimento odontológico; das 9h às 11h – Curso automaquiagem Mary Kay; das 10h às 12h – Atendimento jurídico; às 11h – Palestra sobre prevenção de incontinência urinária; às 13h30 – Orientação sobre INSS / Aposentadoria e Palestra sobre Coaching Integral Sistêmico; às 14h30 – Palestra sobre prevenção câncer da mama; às 15h30 – Curso de Artesanato.

Candido Portinari (Rua Durval Leopolpo Landal, 1529), às 8h – Oficina sobre métodos contraceptivos, inserção de DIU e mutirão de preventivo.

Érico Verissimo (Rua Exped. Fco. Pereira dos Santos, 510, Alto Boqueirão) – Coleta de preventivo e orientações de saúde.

Estrela (Rua Francisco Nowotarski, 78, Fazendinha), das 10h às 12h – Saúde da Mulher.

Eucaliptos (Rua Lázaro Borsato, 150, Alto Boqueirão), das  8h às 12h – Coleta de preventivo.

Iracema (Rua Prof Nivaldo Braga, 1571) – Coleta de exame citopatológico e solicitação de mamografia. Sala de espera diária com temas sobre prevenção de câncer de mama e colo uterino.

Jardim Paranaense (Rua Pedro Nabosne 57, Alto Boqueirão) – Coleta de preventivo, solicitação de mamografia, café da manhã, orientações sobre alimentação.

Maria Angélica (Rua Prof. Júlio Teodorico Guimarães, 337, Pinherinho), das 8h às 12h – Coleta de preventivo, com atividades para as mulheres.

Medianeira (Avenida Anita Garibaldi, 2652, São Lourenço)  – Coleta de preventivo.

Menonitas (Rua Domicio da Costa, 52, Xaxim)  – Abertura da unidade de saúde.

Moradias Belém (Rua Cezinando Dias Parede, 1096, Boqueirão)  -Coleta de preventivo e solicitação de mamografia.

Sra. Sagrado Coração (Rua Antonio Claudino, 375 – Pinheirinho), das 8h às 12h – Coleta de preventivo, marcação de mamografias e orientações.

Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio s/n.º , Praça Ouvidor Pardinho) – Coleta de Preventivo.

Palmeiras (Rua João Batista Burbelo, 12, Tatuquara) – Agenda de citopatológico.

Pantanal (Rua Maria Marques de Camargo, 119, Alto Boqueirão) – Coleta de citopatológico no período da tarde e ação no Comunidade Escola.

Santos Andrade (Rua Nelson Ferreira da Luz, 145) – Coleta de preventivo com oficina sobre o tema.

São Pedro (Rua Bernardo Mann S/N, Xaxim), das 8h às 13h – Coleta de preventivo e café da manhã.

Taiz Viviane Machado (Rua Gastão Natal Simone, 5), às 8h – Coleta de preventivo, prevenção câncer de mama.

Tingui (Rua Marins Alves de Camargo, 1874 ,Tingui) – Coleta de exame citopatológico, palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, avaliação bucal  e atividade física com educador físico.

Trindade II (Rua Sebastião Marcos Luiz, 1223, Cajuru) – Oficinas sobre câncer de útero e mama e métodos contraceptíveis; coleta de preventivo e solicitação de mamografia; beleza da mulher com manicure; café da manhã; distribuição de brindes e sorteio de uma cesta de beleza; odontologia: prevenção do câncer bucal e avaliação.

Vila Machado (Rua Laudelino Ferreira Lopes, 2959), das 13h às 17h30 – Coleta de preventivo.

Vila Verde (Rua Emílio Romani, 200), às 13h – Prevenção câncer de mama.

Vista Alegre (Rua Miguel de Lazari, 51/55, Pilarzinho)  – Atendimento integral à saúde da mulher: coleta de preventivo do colo do útero, avaliação com odonto saúde bucal, solicitação de mamografia, teste rápido de HIV e sífilis.

Vitória Régia (Rua Cyro Correia Pereira, s/n), 8h – Atividades lúdicas sobre saúde envolvendo gestantes e crianças.


23/10 (segunda-feira)

Dom Bosco (Rua Angelo Tozin, 100, Campo do Santana) – Semana da Mulher (até 27/10). Dia 1: oficina de manicure com vídeo e palestra com psicólogo. Dia 2: professora da escola e alunos. Dia 3: saúde e ginecologia, planejamento familiar e exercício pélvico. Dia 4: coleta de citopatológico, aferição de pressão, atividade física.


25/10 (quarta-feira)

Rua da Cidadania Boa Vista, das 9h às 16h – Palestras sobre câncer de mama; orientação a população, agendamento via aplicativo.


26/10 (quinta-feira)

Pilarzinho (Rua Amauri Lange Silvério, 1251, Pilarzinho) – Baile Outubro Rosa no Salão da Igreja São Marcos.

São Domingos (Rua Ladislau Mikosz, 149, Cajuru) – Caminhada Celebre a Vida/ Sorteio de Brindes.


28/10 (sábado)

Atuba 9 (Rua Rio Pelotas, 820, Bairro Alto), das 8h às 13h – Coleta de preventivo e café da manhã.

Candido Portinari (Rua Durval Leopolpo Landal, 1529), 8h – Inserção de DIU e mutirão de preventivo.

Estrela (Rua Francisco Nowotarski, 78, Fazendinha) 11h às 12h – Saúde da Mulher.

Ipiranga (Rua Santa Regina, 667, Capão Raso), das 8h à 13h – Oficina de dança e auriculoterapia, coleta de preventivo e solicitação de mamografia, maquiagem e lanche.

Lotiguaçu (Rua Eunice Betini Bartoszeck, 1287, Uberaba), das 8h às 12h – Avaliação nutricional e física, palestra com grupo do Rotary Clube, avaliação bucal, preventivo e orientações.

Moradias Belém (Rua Cezinando Dias Parede, 1096, Boqueirão) – Coleta de preventivo e solicitação de mamografia.

N.Senhora da Luz (Rua Emídio Nonato da Silva, 45), 8h – Café com atividades de promoção e prevenção com a equipe médica, enfermagem e odonto.

Parque Industrial (Rua Laudelino Ferreira Lopes, 1801, Capão Raso), das 9h às 15h – Coleta de preventivo, encaminhamento para mamografia, palestra sobre autoestima, sala zen com auriculoterapia.

Pilarzinho (Rua Amauri Lange Silvério, 1.251, Pilarzinho) – Outubro Rosa no Posto de Saúde.

Rio Bonito (Rua Fanny Bertoldi, 170, Campo do Santana), das 9h às 14h – Coleta de preventivo, agendamento de mamografias, aula de zumba, palestra sobre autoestima, sexualidade, câncer de mama e de colo de útero, atualização vacinal.

Santa Quiteria I (Rua Divina Providência, 1.445, Santa Quitéria)  – Coleta de Preventivo.

São Domingos (Rua Ladislau Mikosz, 149, Cajuru) – Coleta de preventivo.

Solitude (Rua Isaias Ferreira da Silva, 150, Solitude)  – Coleta de exame preventivo.

Tingui (Rua Marins Alves de Camargo, 1.874, Tingui) – Coleta de exame citopatológico, palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce câncer de mama e de colo de útero, avaliação bucal e atividade física.

Trindade (Rua Roraima, 1790, Vila Oficinas) – Exames citopatológico, avaliação física, palestra sobre câncer e atividades para o cuidado da pele.

Uberaba (Rua Capitão Leônidas Marques, 1392, Uberaba) – Coleta de preventivo, orientações sobre alimentação saudável, realização de exames de ECG, cuidados estéticos e aula de pilates.

Vila Guaíra (Rua São Paulo S/N, Vila Guaíra), das 8h às 12h – Coleta de preventivo.

Vila Leonice (Avenida Anita Garibaldi, 6814, Cachoeira) – Mutirão de prevenção de câncer de mama e colo de útero.

Waldemar Monastier (Rua Romeu Bach, 80, Boqueirão), das 8h às 17h – Coleta de preventivo.


30/10 (segunda-feira)

Waldemar Monastier (Rua Romeu Bach, 80, Boqueirão) – Tarde da Beleza.