ISABEL FLECK
WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – O presidente Donald Trump planeja “invalidar” o acordo sobre o programa nuclear do Irã, em anúncio que será feito na próxima semana, segundo o jornal ” The Washington Post”.
A informação também foi confirmada depois pela agência Reuters e pela rede de TV CNN, citando funcionários do governo sob anonimato.
O governo Trump tem que informar o Congresso até o dia 15 se o país está cumprindo ou não sua parte no acordo nuclear. Segundo o “Washington Post”, a ideia é que o presidente faça um discurso no dia 12 para dizer que não reconhece mais o acordo e anunciar uma política mais dura em relação a Teerã.
Com isso, o Congresso teria 60 dias para decidir se impõe novamente as sanções ao Irã suspensas em 2015 –o que representaria a real saída dos EUA do acordo. Os próprios funcionários, no entanto, afirmaram que a decisão de Trump ainda pode mudar.
O presidente nunca escondeu sua insatisfação com o acordo, que chamou de “vergonha” durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU.
Sua posição, no entanto, é vista com ressalva no alto escalão do governo. Nos últimos dias, o comandante do Estado-Maior das Forças Armadas, general Joseph Dunford, disse que Teerã está cumprindo sua parte no acordo, e o secretário de Defesa americano, Jim Mattis, afirmou que é do interesse dos EUA que Washington permaneça nele.
No último dia 20, chanceleres dos países do P5+1 (EUA, China, Rússia, França, Reino Unido e Alemanha) e do Irã -todas as partes envolvidas no acordo de 2015- se reuniram em Nova York, e os países europeus demonstraram insatisfação com a possibilidade de que Trump decida deixar o acordo.
O premiê israelense, Binyamin Netanyahu, ferrenho opositor do acordo, disse também em discurso na ONU que o acordo deveria perder a remoção gradativa de restrições ao programa nuclear do Irã ou ser extinguido.