O Tribunal Constitucional espanhol suspendeu com uma medida cautelar a sessão plenária do Parlamento da Catalunha prevista para a próxima segunda-feira com objetivo de declarar a independência da região, após o referendo secessionista no domingo passado. A suspensão feita pelo Tribunal Constitucional espanhol se deu em resposta a um recurso apresentado ontem pelo Partido Socialista da Catalunha (PSC) antes da convocação do plenário. O presidente do governo catalão, Carles Puigdemont, anunciou sua disposição em comparecer na próxima segunda-feira perante o plenário do Parlamento regional para avaliar os resultados e os efeitos do referendo com a declaração de independência da Catalunha sobre a mesa. Embora a agenda do dia do Parlamento não mencione especificamente que o mesmo vá declarar a independência , o CUP, um partido pró-independência de esquerda, disse que é intenção do plenário proclamar a independência catalã. O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, pediu que o governo regional da Catalunha cancele os planos de decretar a independência da região, a fim de evitar “males maiores”.

IRAQUE
Confrontos
O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, decretou vitória sobre o Estado Islâmico ontem na cidade de Hawija, um dos últimos focos de concentração do grupo extremista no país. O Estado Islâmico vinha usando Hawija como plataforma para ameaçar tanto a cidade de Kirkuk, rica em petróleo, como a região semiautônoma curda. As tropas do Iraque buscam derrotar os militantes das últimas áreas do país ainda controladas por eles. Abadi anunciou a “liberação de Hawija” e parabenizou os iraquianos e o mundo pela vitória, em comunicado.

TURQUIA
Bloqueio
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, sugeriu que seu país, o Irã e o Iraque avaliam a imposição de um bloqueio contra a região dos curdos no Iraque, com o fechamento do espaço aéreo e das fronteiras, após os curdos votarem na semana passada em um plebiscito pela independência. “Todo o espaço aéreo será fechado, os voos já foram banidos”, afirmou Erdogan em discurso. “Em breve as fronteiras também serão fechadas.” Erdogan afirmou que o líder curdo no Iraque, Masoud Barzani, que atuou pelo plebiscito pela secessão.

COSTA RICA
Tempestade
O presidente da Costa Rica, Luis Guillermo Solís, declarou emergência nacional ontem por causa das fortes chuvas e graves inundações causadas no país pela tempestade tropical Nate, que já deixou dois mortos e 5 mil desalojados. “Assinaremos hoje uma declaração de emergência nacional para todo o nosso território para administrar de maneira mais rápida e eficiente os recursos”, disse Solís em uma entrevista coletiva. A nota oficial do governante indica que duas pessoas morreram em um deslizamento de terra ocorrido no centro do país.

FUGA
Atirador
Stephen Paddock, o atirador que matou 58 pessoas no maior massacre da história dos Estados Unidos, planejava escapar após o ataque. A informação foi repassada em uma entrevista pelo chefe da polícia metropolitana de Las Vegas, o xerife Joseph Lombardo. ‘”Ele estava fazendo todo o possível para ver como poderia escapar”, disse Lombardo. Antes de se matar, Paddock, 64 anos, havia montado câmeras dentro e fora de sua suíte de hotel. A polícia também descobriu mais indícios de que o crime foi planejado por um longo período.