A ASTA – Associação de Sócios e Torcedores do Atlético divulgou nota na sua página no Facebook sugerindo que o clube siga o exemplo do Borussia Dortmund. Segundo o texto, o clube alemão tem uma política de respeito e valorização ao torcedor. A média de público do Borussia no atual campeonato alemão é de 81.073 pagantes por jogo. A capacidade do estádio, o Signal Iduna Park, é de 81.360 lugares.

Já o Atlético vem reduzindo sua média de público desde a inauguração da nova Arena da Baixada, que tem capacidade para 42 mil pessoas.

No Facebook, a ASTA fez a sugestão para a diretoria do Atlético. Estas são imagens do Signal Idnua Park, em Dortmund. Estádio do Borussia. Lá o torcedor é respeitado e valorizado, em troca, ano passado o torcedor garantiu ao clube uma média de público de 81.360 pagantes e detalhe: em uma cidade de 600mil habitantes. Lá, também existe uma organizada – The Unit, eles possuem um setor chamado Muralha amarela que conta com 1/4 dos lugares do estádio sem cadeiras!! RESPEITO GERA PÚBLICO! SEGUE ESSE EXEMPLO FURACÃO!, diz o texto.

A ASTA foi criada em outubro do ano passado. Representamos os torcedores do Atlético. Desde o povão ao torcedor organizado, desde o sócio ao torcedor sem condições de contribuir mensalmente. Acima de tudo: não somos oposição, somos a UNIÃO das maiores TORCIDAS e MOVIMENTOS do Clube Atlético Paranaense e ponte legal entre torcida / diretoria, explica o site oficial do grupo. Movimentos e Torcidas Organizadas fundadoras e adeptas à ASTA: Torcida Os Fanáticos, Ultras 1992, FURACÃO CHOPP, Furacão Leminski, Mosaico Furacão, Metal Baixada, Sangue Forte, Atleticanismo e Andarilhos, informa o site.

A associação explica que tem quatro objetivos principais: defender os direitos dos sócios e torcedores do Atlético, promover ações pontuais para a torcida, auxiliar o clube no aumento de números de associados e pleitar o cumprimento do artigo 13-a do Estatuto do Torcedor.