A Biblioteca Pública do Paraná realiza de 23 a 28 de outubro a sua primeira Festa Literária (Flibi). O evento conta com a presença de mais de 20 escritores, que participam de palestras, bate-papos e lançamentos de livros. Haverá exibição de longas-metragens (adaptações de obras literárias), apresentações musicais, teatrais e oficinas. O homenageado é o escritor Manoel Carlos Karam (1947-2007). O curador é o escritor e jornalista Márcio Renato dos Santos. Todas as atividades são gratuitas.

A multiplicidade de linguagens, uma das marcas do evento, se evidencia na homenagem a Karam, catarinense que em 1966 se radicou em Curitiba, onde produziu uma obra literária ousada. No dia 27 de outubro, o Projeto Mesmas Coisas apresenta A serenata, montagem idealizada a partir do legado do autor, dirigida por Nadja Naira, com Michelle Pucci e Marc Olaf. A Cia de Teatro do Urubu lê textos de Karam durante a semana, de manhã e de tarde, em salas e espaços da BPP.

No dia 25, às 16 horas, acontece na Arena BPP, novo espaço no Hall Térreo, o lançamento de Experimentais, livro editado pelo selo Biblioteca Paraná com adaptações em formato de HQ de obras de Valêncio Xavier, Wilson Bueno, Jamil Snege e Karam feitas, respectivamente, por Rafa Campos, Theo Szczpanski, Eloar Guazzelli e DW Ribatski. Na ocasião, os desenhistas participam de um bate-papo mediado por Luiz Rebinski.

OUTROS DESTAQUES

Entre os destaques da programação, há bate-papos com Raimundo Carrero (que celebra 70 anos) e Juca Kfouri (com o lançamento do novo livro, Confesso que perdi), respectivamente, nos dias 25 e 26 de outubro, a partir das 19h30, no auditório. O grupo Alma Síria, Guilherme Gontijo Flores e Pecora Loca e Aline Morena Trio se apresentam, respectivamente, nos dias 23, 25 e 26 de outubro, ao meio-dia, no hall térreo. Os filmes Budapeste e Hotel Atlântico, adaptações de obras de, respectivamente, Chico Buarque e João Gilberto Noll, serão exibidos no auditório — o primeiro no dia 24 de outubro e o segundo na quinta-feira, 26, ambos às 16h30.

O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, observa que a Flibi é a primeira festa literária realizada por uma biblioteca brasileira. É um fato inédito no país. Há uma série de festas literárias por todo o Brasil, mas até agora nenhuma outra biblioteca realizou algo semelhante, diz Fiani.

O diretor da BPP, Rogério Pereira, lembra que a Biblioteca Pública do Paraná já apresenta ampla programação cultural, mas este ano as atividades serão intensificadas entre 23 e 28 de outubro, período denominado Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Cada vez mais, a BPP se afirma, de fato, como um centro cultural, diz Pereira.

O curador da Festa Literária, Marcio Renato dos Santos, acrescenta que o evento reúne nomes do Paraná e de outros Estados, com a finalidade de oferecer ao público uma programação eclética e multicultural: E vamos celebrar o legado do Karam e os 70 anos do Carrero!.

160 ANOS DA BPP

A realização da Flibi, que conta com o apoio da produtora cultural Cassandra Joerke e da empresa de Boca em Boca, é mais uma das ações que a BPP realiza em 2017, nos 160 anos da instituição. Em março, foi entregue a primeira etapa das obras de modernização do prédio histórico, com investimentos de R$ 2,1 milhões do Instituto Renault para revitalizar o auditório, o hall do segundo andar, a seção de empréstimo e os banheiros, além de novo mobiliário. O projeto é do arquiteto Manoel Coelho.

Outros R$ 2,5 milhões, investidos pela Renault, vão garantir a segunda etapa das obras de revitalização, previstas para serem entregues em março de 2018.

SERVIÇO

Festa Literária da Biblioteca (Flibi)

De 23 a 28 de outubro

Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133, centro, Curitiba)

Gratuito

Mais informações: (41) 3221-4974.