SÓ PODE SER PUBLICADO COM ASSINATURA
EDUARDO SODRÉ
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Volkswagen terá um novo presidente para Brasil e América do Sul: David Powels está deixando o país rumo à China, onde assumirá novas funções na empresa.
A montadora ainda não confirma as informações, mas a reportagem apurou que a decisão já foi tomada. O substituto de Powels será Pablo Di Si, atual presidente da Volkswagen Argentina.
O anúncio deve ser feito na próxima semana.
Powels assumiu a presidência da Volkswagen do Brasil e da América do Sul em janeiro de 2015. O executivo trabalhou para recuperar a imagem da marca e teve de enfrentar os reflexos do “dieselgate” —a fraude no controle de emissões descoberta em 2015.
Sob sua gestão, a Volks anunciou a maior renovação de produtos de sua história no Brasil, com R$ 7 bilhões investidos até 2020. O primeiro a chegar é o novo Polo, que está em processo de pré-venda. Depois virão o sedã Virtus, um utilitário compacto e uma picape, todos produzidos no Brasil ou na Argentina.
A empresa é hoje líder em exportações, mas está na terceira posição em vendas no mercado nacional, com 12% de participação. A General Motors lidera (18,2%), seguida pela Fiat (13%).