MOISÉS SARRAF
BELÉM, PA (FOLHAPRESS) – Num dia em que declarações tucanas geraram forte embate interno, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), disse na noite deste sábado (7), em Belém, que o seu partido tem de fazer uma “prévia inteira”.
“Não tem meia prévia. Ou é prévia inteira ou não tem”, afirmou Doria, se referindo a um formato que inclua todos os militantes do PSDB na escolha do candidato à Presidência em 2018.
A afirmação foi feita durante a Trasladação -segunda maior romaria dos festejos do Círio de Nazaré.
As prévias têm que ser feitas com todos os militantes do PSDB. Não pode ter prévia casuística.” O evento encerrou a agenda oficial do prefeito de São Paulo à capital paraense.
Ele chegou à cidade nesta sexta-feira (6) e, em coletiva, respondeu ao prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), que lançou sua pré-candidatura à Presidência e disse que se dedicará às prévias tucanas apenas aos finais de semana. Doria tem viajado com frequência em dias úteis.
Doria negou neste sábado o “uso político” do Círio de Nazaré. Ele assistiu a procissão no palanque da prefeitura, junto a correligionários. Mesmo estando ao lado dos romeiros, Doria passou quase despercebido pela população.
Ainda assim, ouviu manifestações contrárias ao colega Zenaldo Coutinho (PSDB), prefeito de Belém.
Nos discursos durante o dia, Doria buscou se afastar das proposições do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que também esteve na cidade durante a semana.
Indagado sobre a posição que tenta consolidar, o tucano se intitulou um “liberal que gosta de construir políticas públicas eficientes, com transparência, transformadoras”.
Os grandes investidores temem muito radicalismos. Posições radicais afastam o capital do Brasil e, ao afastar o capital, vão dificultar a retomada do processo econômico.”
Sobre a disputa interna, Doria contemporizou. “O PSDB é uma grande legenda e, como tal, tem várias vertentes, sentimentos, posições. Eu represento o novo dentro do PSDB. E quero continuar a representar o pensamento novo, liberal, modernizador, criador e emprego e renda.”
Mais cedo, o prefeito paulistano participou de um almoço no Consulado Honorário da Finlândia no Pará, em que estiveram empresários e políticos paraenses.
À tarde, discursou em evento da Juventude do PSDB e, para um público composto por militantes e políticos tucanos de Belém e do interior do Pará. Doria deixa Belém na noite deste sábado.