O julgamento de 13 policiais militares acusados de matar cinco suspeitos de roubar um carro em 2009 entrou na manhã desta segunda-feira (9) na fase de debates, que se estendeu até a tarde. Por volta das 17 horas, iniciou a fase de réplica e tréplica. A acusação terá duas horas de réplica e a defesa terá mais duas horas para a tréplica. Depois disso, o conselho de sentença se reúne para a decisão final. Os jurados terão de reponder a mais de 100 perguntas para defiir pela absolvição ou condenação dos réus. A expectativa é que as sentenças saiam durante a noite o no máximo na madrugada desta terça-feira (10). O plenário do Tribunal do Júri, no Centro Cívico, tem mais de 300 pessoas acompanhando o julgamento. 

Ao todos, 14 policiais participaram da operação em 2009, mas um morreu e outro foi considerado inimputável devido a um problema psiquiátrico. Na época, os policiais alegaram que viram um veículo furtado e iniciaram uma perseguição. O veículo bateu no muro de uma trincheira no bairro Alto da Glória e, segundo os PMs, os cinco suspeitos saíram atirando. Após troca de tiros, os cinco suspeitos teriam sido baleados e levados pelos policiais ao hospital, mas acabaram morrendo.

Um inquérito da PM, no entanto, concluído cerca de um mês depois, indicou que os suspeitos teriam sido executados após terem se rendido. Um rastreador que estava na viatura da PM teria indicado que o veículo parou em um terreno baldio no bairro Atuba, local onde os jovenst teriam sido mortos. Dois eram adolescentes.

No domingo, a expectativa maior era para o depoimento do tenente Otávio Lúcio Roncaglio, que comandava a equipe durante a operação que terminou com a morte dos cinco suspeitos. Atualmente ele é o responsável pelas negociações do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), um grupo de elite da Polícia Militar do Paraná. No sábado, o depoimento mais longo foi de um sargento que está entre os acusados, que durou cerca de oito horas. Em média, o depoimento dos demais policiais durou cerca de duas horas, quando responderam a perguntas do juízo, do Ministério Público do Paraná e da defesa.

A fase de depoimentos dos policiais foi concluída na madrugada desta segunda-feira. O julgamento começou na quarta-feira da semana passada e até sexta-feira haviam sido ouvidas as testemunhas de acusação e de defesa. Os depoimentos dos acusados começaram na manhã de sábado.