Nesta quarta-feira (11) é comemorado do Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A obesidade é uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo. No Brasil, quase 60% da população tem excesso de peso. No Paraná, de cada cinco pessoas, três estão com sobre peso. Em Curitiba, o índice é menor, mas chega a 55%, mais da metade da população.

Diante deste cenário, temos um futuro preocupante. É preciso fazer algo de imediato e por isso vamos trabalhar pela base, iniciando a conscientização e divulgação de hábitos saudáveis no público jovem, com as crianças, disse o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, em abril deste ano, quando foram divulgados os dados.

Além de reduzir a qualidade de vida, a obesidade pode predispor a doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e alguns tipos de câncer. A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.

No Paraná, o governo desenvolve um programa para enfrentar o problema. O programa Paraná Saudável foi lançado em 2011.