O ambiente de trabalho está em constante alteração. Primeiro foi a Geração Y, com sua mentalidade mais aberta e desejo de romper hierarquias. Agora, a Geração Z, composta por jovens que nasceram a partir dos anos 90, começa a tomar espaço no mercado e a desafiar as empresas, que precisam alterar suas estratégias para reter esses talentos e mantê-los estimulados.
Curiosos, sempre em busca de novidade, inovadores e muito criativos, os integrantes da Geração Z são movidos a tecnologia, afinal, nasceram diante das telas de celular e, por isso, o lado digital é fundamental para eles. Somos estruturados em um formato de startup exatamente para atender às necessidades desses jovens, explica Gisele Mendes, gerente de RH da One Choice Consulting, consultoria de TI fundada por dois jovens, Gabriel Silva e Mike Souza, ambos na faixa dos 30 anos.
Os membros da Geração Z não gostam de hierarquia e falam de igual para igual. Esse é um dos pilares da nossa empresa, complementa Gisele, enfatizando que o ambiente de trabalho foi totalmente pensado nas necessidades desses profissionais, com clipes musicais passando na SmarTV, cervejas, flexibilidade de horário, frigobar, permissão de redes sociais, celular corporativo, etc. Permitimos, também, que eles trabalhem com roupas mais descontraídas, complementa a gerente.
Segundo a pesquisa Estilo de Vida das Gerações, conduzida pela Nielsen com 30 mil pessoas de 60 países, a Geração Z prefere trabalhar com ciências, tecnologia, engenharia e matemática e suas atividades no tempo livre são ouvir música, ler, assistir TV, interagir com amigos e família, fazer exercícios, jogar online, acessar mídias sociais, jogar videogames, praticar esportes, viajar, comprar online, cozinhar e cuidar do jardim. Pensando nisso, a cada três meses temos uma avaliação de desempenho. No final do ano, o colaborador que tiver a melhor pontuação ganha uma premiação, diz Gisele.


Produtividade: só com liberdade

Embora os membros da Geração Z não trabalhem com a mentalidade work hard, play hard, eles são bastante produtivos se têm liberdade – e essa é a aposta das empresas que buscam atrai-los. Acreditamos que com esses benefícios eles têm uma produtividade maior, completa Gisele Mendes, gerente da One Choice Consulting, que enfatiza a possibilidade de flexibilizar os benefícios de acordo com a necessidade de cada colaborador

Além do salário, temos um pacote de benefícios com valor alto. O profissional pode optar pelo valor que ele deseja para cada um, destinando uma quantia para VR, VA, VC, VT, táxi, assistência médica e odontológica etc., completa Gisele, que também pontua as vantagens pensadas na cultura do colaborador. Oferecemos também descontos em cinemas, clínicas, cursos de idiomas, pacotes de viagens, mensalidade da universidade [graduação, pós-graduação, doutorado e mestrado], cursos técnicos, etc., conta.

Um vale-academia, muito apreciado pelos membros dessa geração, é outra vantagem pensada pela empresa para reter e motivar seus jovens colaboradores, que também desfrutam de café da manhã e da tarde todos os dias. Ao final do mês também comemoramos os aniversários do mês com doces e salgados e também temos uma festa de confraternização mensal, conclui.

Com flexibilidade no trabalho, inúmeros benefícios, liberdade no ambiente de trabalho e ausência de hierarquia, a Geração Z estabelece uma nova forma de encarar as relações de trabalho. Há, inclusive, quem aposte que ela deve liderar a Geração Y em breve. Se isso acontecerá ou não, apenas o tempo dirá.


Perfil dos novos trabalhadores

Geração Z:
São os nascidos a partir de 1990

Áreas de preferência:
Cîencia, Tecnologia, Engenharia, Matemática

Incentivos:
Buscam ambiente profissional onde tenham acesso a clipes musicais passando na SmarTV, cervejas, flexibilidade de horário, frigobar, permissão de redes sociais, celular corporativo e roupas descontraídas para trabalho

Produtividade:
Precisam de liberdade para produzir

Pacote de benefícios:
Descontos em cinemas, clínicas, cursos de idiomas, pacotes de viagens, mensalidade da universidade (graduação, pós-graduação, doutorado e mestrado), cursos técnicos, academia.