As provas dos concursos vestibulares já começaram. Em algumas instituições elas já foram aplicadas e agora, o que resta, é esperar o resultado. Em outras, as provas devem ocorrer nos próximos finais de semana. Para quem tem filhos vestibulandos, a dica é para capricharem na paciê cia e compreensão com o chamada tensão pré-prova (TPP). E o estresse dessa época, pré-vestibular, também é enfrentado pelos pais, afinal é o futuro profissional de seu filho que está em jogo.

Para lidar com tantas preocupações, os jovens precisam de muito apoio da família. Por isso, conversar com o filho franca e abertamente, questionando-o de que forma ele acha que a ajuda dos pais poderá ser recebida é uma forma importante de mostrar esse apoio. No caso do período que antecede o vestibular, como este será naturalmente de muita tensão, é importante ficar atento para não tornar este momento ainda mais tenso. Transmitir confiança e tranquilidade para o jovem são outras atitudes necessárias. O ideal é que o ambiente familiar seja calmo e sem discussões, com TV, som ou rádio em baixo volume.

O incentivo e apoio da família é fundamental nessa fase. Para muitos jovem o receio de decepcionar os pais, caso não sejam aprovados, representa um estresse a mais no processo da prova. O psicólogo clínico Fernando Elias José, que trabalha com psicoterapia direcionada à preparação emocional de candidatos para vestibulares, e autor do livro Concursos Faça Sem Medo – Entenda, domine e supere os desafios, destaca que o vestibular ‘faz parte da vida’, porém, ‘não é a vida’. Sendo assim, o jovem precisa de momentos de distração. O final de semana pode e deve conter momentos de lazer, mas mantendo também algumas horas reservadas ao estudo, afirma.

Caso o estudante esteja encontrando dificuldade em estabelecer uma rotina de horário saudável é importanta oferecer ajuda e propor um cronograma que inclua horas de sono, descanso e alimentação correta, além, de estudo. E, na véspera da prova, nenhum hábito deve ser alterado. Sendo assim, se a alimentação que foi mantida nos últimos tempos não foi a ideal, essa mudança não pode ocorrer antes da prova.

Quanto ao sono, caso do estudante não tenha um hábito regular durante quinze dias que antecedem ao teste é imporante garantir o deascanso. O estudante precisa acordar no horário que acordará no dia da prova, mantendo a média de oito horas de sono por noite para que o organismo vá se acostumando e não se sinta desconfortável ou estressado pelo fato de levantar em um horário diferente do usual.


Para ajudar os filhos nos pré-vestibular

  • No dia a dia, converse com seu filho, pergunte se está tudo bem com ele e com sua rotina. Não pergunte o tempo inteiro como estão os estudos
  • Questione seu filho como você pode ajudá-lo neste momento
  • Ao observar que o estudante apresenta dificuldades em alguma matéria, estimule-o a estudar mais e lembre que ele tem condições de superar as dificuldades
  • Utilize sua experiência pessoal como forma de auxiliar no crescimento do seu filho
  • Fique atento para não faltar afeto neste momento difícil para o jovem
  • Procure incentivar os períodos adequados de estudos, lazer, alimentação e sono. O equilíbrio entre esses fatores é fundamental para um estudo com qualidade e quantidade necessária para a aprovação

Hora de livros ficarem de lado

Já sobre as horas dedicadas ao estudo, é importante que elas sejam reduzidas nos dois ou quatro dias que antecedem a prova. O escritor Elias José ressalta que o ideal até é parar, pois o candidato necessita estar bem descansado. Mas esta indicação deve respeitar o ritmo pessoal de cada estudante.

Como a maioria dos candidatos no período antes da provas passa pela chamada TPP (Tensão Pré-Prova), o papel dos pais nesse momento é lembrar e ratificar a calma, confiança e positividade nos filhos, para que eles encontrem dentro de si esses pensamentos e sentimentos.

Os pais também precisam ficar atentos ao demonstrar interesse, mas com o cuidado de não exercer uma enorme pressão. Mesmo na melhor das intenções, esta atitude ao invés de estimular o estudante acaba fazendo com que aumente a ansiedade em relação à proximidade da prova. Por isso, nos momentos de lazer e de convívio familiar, o ideal é tentar mudar o foco de atenção.