Os sete adolescentes com idade entre 13 e 17 anos que moram numa das nove casas do Lar Batista Esperança (LBE) ganharam recentemente mais motivos para sorrir. É que a casa em que eles moram, que fica no Pilarzinho, foi selecionada para a edição de 2017 do Projeto Mueller Ecodesign Social, que promete transformar o espaço.
Para a seleção de quem seria beneficiado, o projeto, que neste ano completa 10 anos, realizou uma votação online. A expectativa inicial, segundo conta a arquiteta Rose Guazzi, era que 10 mil pessoas votassem. No final, foram 31 mil votos, mais da metade (16,3 mil) em prol do LBE.
Neste ano resolvemos envolver o público, a sociedade, até para poder fazer as pessoas se mobilizarem, conta Rose, coordenadora do projeto. O que percebemos é que com a crise as pessoas se sensibilizam e querem doar. Fizemos então por votação, complementa.
De acordo com Carlos Eduardo Santos, coordenador do lar que fica na Rua Augusto Hauer, essa será a primeira vez que o espaço receberá uma ampla reforma. Recebemos com festa (a notícia de que fomos os mais votados). Por causa da votação, tem gente ligando até hoje, pergutando se precisamos de algo, como podem ajudar para o Dia das Crianças, conta Carlos Eduardo.
Ao todo, são 13 empresas de arquitetura e 24 profissionais selecionados. Cada empresa se responsabilizará pela revitalização de um cômodo da casa, que acolhe crianças encaminhadas pelo Conselho Tutelar e pela Vara da Infância e Juventude. Ali, além de moradia, os jovens recebem alimentação, vestuário, higiene, lazer e assistência psicológica.
A entrega da instituição reformada está prevista para dezembro deste ano. Todas as etapas do Mueller Ecodesign Social serão documentadas, por meio de fotos e vídeos, e farão parte de uma exposição, no Shopping Mueller, prevista para 2018. Para a reforma, cada um dos envolvidos foi até o Lar numa espécie de visita técnica. “Além disso, foi um momento para conversar com as crianças que atualmente residem na instituição, para saber a opinião e sugestão de cada um, pois a ideia é que a revitalização agrade a todos, principalmente as crianças que vivem no lar, explicou Rose Guazzi.

Casa do Piá, Casa da Menina e Portal do Futuro já passaram por transformação
Os primeiros a serem beneficiados pelo Projeto Mueller Ecodesign Social, em 2014, foram os jovens acolhidos na Casa do Piá 1. Na época, o abrigo chegava a registrar cinco fugas por mês, número que chegou a zero com o projeto. Fizemos a reforma pensando em criar um espaço no qual esses jovens quisessem ficar, transformando um abrigo num lar. Enquanto estivemos lá, não houveram mais fugas e conseguimos uma redução de 45% no gasto com energia elétrica, comenta Rose.No ano seguinte, foi vez da Casa das Meninas, no Novo Mundo, ser a escolhida. Foram 18 escritórios de arquitetura participando, além de 120 empresas parceiras, que chegaram a fazer doações de R$ 500 mil em produtos.
Por último, em 2016 e aproveitando o gancho das Olimpíadas, a reforma foi feita num espaço público, mais precisamente num centro esportivo no Portal do Futuro do Bairro Novo. O espaço foi totalmente remodelado, com a criação de um parque infantil e obras de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Dez anos
Quando foi criado há 10 anos, o projeto Mueller Ecodesign ainda possuia um cunho mais acadêmico, com uma mostra realizada anualmente no shopping Mueller e que abordava a sustentabilidade. Foi em 2014 que o caráter social passou a ganhar mais espaço, tornando-se desde então o principal foco do projeto, cujo objetivo vai muito além de uma reforma.
Evoluiu de algo mais acadêmico para um projeto social, mas nosso objetivo não é reformar, mas transformar, comenta a coordenadora Rose Guazzi.

Serviço
Projeto Mueller Ecodesign Social
O que faz: Todos os anos um espaço é selecionado para receber melhorias. São sempre espaços ligados à juventude, como abrigos sociais e centros esportivos. Até hoje, três instituições foram atendidas: a Casa do Pia 1, em 2014; a Casa das Meninas do Novo Mundo, em 2015; e o Portal do Futuro do Bairro Novo, em 2016.
Doações: Para alcançar o objetivo de transformação, o projeto procura empresas parceiras para fazerem doações. Prioriza-se o uso de produtos sustentáveis, como materiais de construção feitos a partir de produtos descartados.
Site: www.shoppingmueller.com.br Telefone: (41) 3074-1000

Lar Batista Esperança
O que faz: Criado em 22 de abril de 1988, atende crianças em situação de vulnerabilidade encaminhadas pelo Conselho Tutelar e pala Vara da Infância e Juventude. Em quase 30 anos, atendeu 859 crianças desde então.
Como ajudar: Aceita doações por débito em conta, depósito bancário, doação via Copel e doação via Imposto de Renda. Também aceita doações de alimentos e outros produtos, bastando entrar em contato por telefone.
Site: http://www.lbe.org.br/ Telefone: (41) 3016-7751 – (41) 3077-7989